Marcas Populares e Reposicionamento de Moda: Análise das Estratégias de Comunicação

Autores

  • Sarah Schmithausen Schmiegelow Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12262019006

Resumo

Este artigo aborda as estratégias de comunicação do reposicionamento de Moda das marcas populares de vestuário e acessórios. O objetivo é propor uma sistematização do conjunto de estratégias verificadas na comunicação púbica das marcas C&A, Lojas Renner, Marisa e Riachuelo. Trata-se de parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa, de objetivos exploratórios e descritivos, com base na consulta de fontes documentais na rede digital internet. Os resultados apontam que as estratégias, ações, recursos e discursos aplicados pelas marcas estudadas podem ser sistematizados em três estratégias básicas: (1) sistema fast fashion; (2) co-branding e associações com o sistema de Moda; (3) e investimento em lojas especiais. Cada estratégia básica é suportada por uma série de ações complementares que, em conjunto, promovem a associação das marcas populares com a cultura de Moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Schmithausen Schmiegelow, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento e graduada em Design (UFSC). Pesquisadora do grupo de pesquisa Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO/UFSC).

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de pós-Graduação em Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento, e no curso de graduação em Design Doutor em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO/UFSC).

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

SCHMIEGELOW, S. S.; DE SOUSA, R. P. L. Marcas Populares e Reposicionamento de Moda: Análise das Estratégias de Comunicação. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 6-36, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12262019006. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13937. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Variata