Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda


Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12242019148

Palavras-chave:

moda, design, sustentabilidade, branding, marketing, responsabilidade ambiental

Resumo

O presente artigo trata de observar a estratégia de marca da grife carioca Osklen com o lançamento da coleção ASAPAs Sustainable As Possible (em uma tradução livre: o mais sustentável possível), para a estação de inverno do ano de 2018. Para isso, foi desenvolvida análise qualitativa de comunicação, ambientação de loja, escolhas e decisões de estilo para a composição da coleção, bem como o discurso construído em função desse lançamento: seja na voz do diretor criativo, seja por meio de peças e anúncios da campanha publicitária desta coleção. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, com método exploratório, é possível identificar a construção desse discurso – o da responsabilidade ambiental – como artifício de branding ante ao consumidor, com apoio bibliográfico de teóricos da área como Mary Douglas, Baron Isherwood, Marshal Sahlins e Kevin Roberts. 

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Biografia do Autor

Marcus Teixeira Cardoso, University of Brasília

Mestrando pela PPG-COM - Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB).

Edmundo Brandão Dantas, University of Brasília

“Atendimento ao público nas organizações” (Brasília: Senac-DF, 2018);

“Pesquisa de Mercado: Fundamentos teórico-metodológicos aplicados a estudos de publicidade e de opinião”

(em parceria com Samuel Pantoja Lima) (Brasília: Senac-DF, 2018);

“Manual de estudos de usuários da informação” (em parceria com Sueli Angelica do Amaral e Murilo Bastos da Cunha) (São Paulo: Atlas, 2015);

“Manual realmente prático para a elaboração de planos de marketing” (Brasília: Senac-DF, 2015);

“Marketing descomplicado” (Brasília: Senac-DF, 2008);

Diversos artigos publicado em periódicos da área de comunicação, engenharia e administração.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

CARDOSO, Marcus Teixeira; DANTAS, Edmundo Brandão. Engajamento Ambiental Como Artifício de Branding de Moda
. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 148–164, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12242019148. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13221. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Variata