Sustentabilidade como uma Tendência no Mercado da Moda

Autores

  • Danilo Gondim Breve Universidade de São Paulo (USP)- EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - SP http://orcid.org/0000-0002-3501-1493
  • Liliane da Silva Gonzaga Universidade de São Paulo (USP)- EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - SP http://orcid.org/0000-0003-3739-8019
  • Francisca Dantas Mendes Universidade de São Paulo (USP)- EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018311

Palavras-chave:

Estudos de tendências, Indústria da moda, Sustentabilidade

Resumo

Os temas relacionados à sustentabilidade têm crescido significativamente nos últimos tempos em todas as áreas de estudos e de atuação mercadológica. Neste contexto, a indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo, vem promovendo mudanças no modo de operação de suas atividades, buscando encontrar soluções dentro de uma cadeia complexa, objetivando administrar de maneira eficaz as conseqüências ocasionadas na sociedade em detrimento da sua atividade. A partir de um estudo qualitativo bibliográfico, este trabalho busca identificar a sustentabilidade como uma tendência atual no mercado da moda, visto que é um tema em ascensão na área acadêmica e mercadológica, analisando as questões envolvidas e também marcas de moda autointituladas sustentáveis.

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Biografia do Autor

Danilo Gondim Breve, Universidade de São Paulo (USP)- EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - SP

Graduação em Design de Moda. Mestrando em Têxtil e Moda.

Área: Design de moda, Modelagem, Sustentabilidade, Zero-waste.

Liliane da Silva Gonzaga, Universidade de São Paulo (USP)- EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - SP

Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Graduação em Design de Moda, Pós-Graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Superior e EAD e Pós-Graduação stricto sensu em Têxtil e Moda (em andamento).

 

Áreas de interesse de pesquisa: Empreendedorismo na moda, sustentabilidade, consumo, têxteis inteligentes, gestão, visual merchandising, vestuário.

Francisca Dantas Mendes, Universidade de São Paulo (USP)- EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - SP

Doutorado em Engenharia de Produção, Mestrado em Engenharia de Produção, Especialização em Moda e Comunicação, Graduação em Moda. Livre Docência e Pós-Doutorado.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

BREVE, D. G.; GONZAGA, L. da S.; MENDES, F. D. Sustentabilidade como uma Tendência no Mercado da Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 311-331, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018311. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11859. Acesso em: 18 ago. 2022.