A Cor na Moda Contemporânea: contribuições acerca das pesquisas de tendências de cores na indústria de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018293

Palavras-chave:

cor, tendências, moda

Resumo

A cor é um dos aspectos mais relevantes da superfície de produtos de moda, sendo responsável por grande parte das escolhas de consumo. Sendo elaborada com 18 a 24 meses de antecedência da estação de vendas, a pesquisa de tendências de cores é imprescindível no ciclo industrial da moda, sendo uma das primeiras etapas na produção de uma coleção. Este artigo busca discutir como a pesquisa de tendências em cores dialoga com fatores socioculturais de determinado período e com o referencial de cultura material que a roupa carrega, quando inserida em determinado contexto social. Além disso, este trabalho traz à tona o papel da pesquisa de tendências de cores no contexto contemporâneo fluido, efêmero e de impermanência de gostos, comportamentos e estilos.

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Biografia do Autor

Clarice Garcia, IESB, BRASÍLIA, DF

Arquiteta formada pela Universidade de Brasília em 2003, Clarice Garcia é pós-graduada em Coolhunting pelo IED Milão em 2007 e em Docência do Ensino superior pelo IESB em 2011. Especialista em pesquisa de tendências, coordenou a pós-graduação e o curso de extensão em Coolhunting do SENAC SP em 2013 e ministrou workshops e palestras sobre o assunto pelo Brasil. É pesquisadora de tendências para a empresa britânica The Futures Company e para a brasileira Box 1824. Já colaborou para os sites Trendwatching, Lancia Trend Visions e Eye4Design. Atualmente dirige a empresa CoolhuntingLab em Brasília, coordena os cursos de pós-graduação em Previsão de Tendências e Comportamento do Consumidor e Design e Inovação do IESB em Brasília e é professora dos cursos de graduação nas áreas de Moda e Arquitetura do IESB, tendo atuado também nos cursos de graduação em Design de interiores e Fotografia do IESB. É mestranda em Design pela Universidade de Brasília onde pesquisa a Previsão de Cores na Moda Contemporânea. Áreas de Interesse e atuação: Moda; Design, Cultura e Sociedade, Previsão e Consultoria em Cores, Pesquisa de tendências, Coolhunting.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

GARCIA, C. A Cor na Moda Contemporânea: contribuições acerca das pesquisas de tendências de cores na indústria de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 293-310, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018293. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10384. Acesso em: 18 ago. 2022.