Moda, Sustentabilidade e Inclusão (V. 16 N.40)

2022-05-30

Moda, Sustentabilidade  Inclusão

O objetivo do dossiê MODA, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO da revista ModaPalavra abarca duas vertentes: a sustentabilidade, nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural e o Design Inclusivo ou Design Universal, que busca abranger todos os usuários potenciais de produtos de moda.

Investigações que buscam soluções de baixo impacto ambiental e de justa condição de trabalho para as etapas de pré-produção, produção, distribuição, uso, descarte e extensão do ciclo de vida dos produtos de moda, são bem vindas a esta publicação.  Além das emergentes propostas de logística reversa ou de econômica circular, são ainda pertinentes os estudos de sistemas integrados que investem em mudanças culturais, propondo não a propriedade de determinados produtos, mas seu uso compartilhado, e mais, o incremento da “nova economia” que oferta um mix integrado produtos/serviços sustentáveis destinados ao uso coletivo.

Na outra vertente deste dossiê estão os princípios do Design Inclusivo, que visam estender o projeto de design incluindo as pessoas que, por conta das suas características individuais ou condições físicas, estão fora do modelo “padrão” de usuários. Aí deparam-se com barreiras no    consumo e uso de produtos de moda do vestuário, desde o layout das lojas às modelagens das roupas, são evidentes e necessárias medidas que comtemplem a autonomia, o conforto, a segurança e o bem-estar das pessoas com deficiência.