Design Management (v.17 n. 41)

2019-09-22

Dossiê Design Management (v.17 n. 41)

Coordenadores:
Dra. Fabiane Wolff (Design Literacy International Network)
Dr. Erik Bohemia (Oslo Metropolitan University)

Submissão: 01/02/2023 a 30/07/2023
Publicação: janeiro, 2024.

 

Gestão de Design na Moda: novas trilhas e perspectivas de pesquisa

A inserção deliberada de design nas organizações, ou Gestão de Design, vem crescendo como perspectiva estratégica para diferenciação, inovação e vantagem competitiva nas mais diversas organizações. Consolidada como estratégia em empresas desenvolvedoras de produto e na indústria dos serviços, a Gestão de Design tem vasto lastro teórico de pesquisa sobre sua aplicação. 

No campo da moda, em especial, a importância da inserção de design se faz mais forte e está intimamente ligada à essência do processo em si, visto que o projeto de moda vem carregado do posicionamento da empresa e é a materialização da estratégia proposta em todas suas etapas. 

Ainda que vasta como objeto de estudos, observamos poucos estudos ampliando o conhecimento em gestão de design e moda. Entendendo que caracteriza-se como campo de aplicação perfeito para a Gestão de Design em todas suas nuances: desde o fast fashion até o slow fashion/sustentável, este call for papers pergunta a comunidade científica da moda:


Quais os efeitos da Gestão de Design na moda?
Que resultados podem ser observados acerca da inserção de design como força estratégica na moda?
Quais as perspectivas de pesquisa futuras para este campo?Podemos estabelecer métricas para alavancar o design como estratégia de moda?

Gestão de Design na Moda: novas trilhas e perspectivas de pesquisa, dossiê temático do ModaPalavra e-periódico, busca trazer aos leitores um panorama dos estudos atuais na área. Convidamos os pesquisadores a apresentar seus manuscritos, apresentando estudos fruto de pesquisa com coleta de campo ou teórica.

 

Aceitaremos artigos em inglêsportuguês ou espanhol.

Formato e demais normas:

Por favor consultar normas na página da revista http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/about/submissions#onlineSubmissions