A contribuição dos atendentes das óticas na proposta de diretrizes para os projetos de óculos infantis por meio do design centrado no humano

Autores

  • Iana Garofalo Chaves Universidade de São Paulo
  • Cibele Haddad Taralli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306112017043

Resumo

Para projetar as armações de óculos destinados para o público infantil ainda é necessário estudos e pesquisas a respeito das resoluções formais e estéticas, além dos aspectos perceptivos, subjetivos e emocionais. Assim, objetivou-se definir diretrizes para o projeto de óculos infantil na abordagem do Design Centrado no Humano (DCH), considerando então as crianças usuárias e diferentes stakeholders. Este artigo apresenta o recorte da pesquisa feita com os atendentes de óticas, por meio do método de entrevista individual, que foram transcritas, e os conteúdos das respostas foram categorizados para auxiliar na sua análise e discussão e na posterior triangulação com os demais dados da pesquisa. A participação dos atendentes na pesquisa foi relevante para as diretrizes do projeto, pelo fato dos mesmos possuírem um conhecimento técnico sobre a armação e por presenciarem as escolhas do usuário, bem como o contato com seus cuidadores. 

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

Artigos