Escaneamento Tridimensional da Cabeça Humana para a Análise Antropométrica no uso de Capacetes Balísticos

Autores

  • Márcio Fontana Catapan Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maria Lucia Ribeiro Okimoto Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Fábio Evangelista Santana Instituto Federal de Santa Catarina
  • Yago Weschenfelder Rodrigues Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

No desenvolvimento de novos produtos a adequação e as melhorias dos artefatos têm sido a preocupação da ergonomia, com foco à preservação da integridade física, mental e social do ser humano. A alta competitividade e a busca por novas tecnologias, que diferenciem os produtos industriais, indicam um ambiente propício para essa utilização como fator de inovação. Na área militar, sabe-se que no campo de batalha muitos soldados não usam constantemente o capacete balístico devido ao seu desconforto. Atualmente, estudos relatam que aproximadamente a metade das mortes nos campos de batalhas é devido a projéteis deflagrados na cabeça do soldado. No entanto, outros estudos mostram que este artefato após poucos minutos, em uso contínuo, torna-se pesado e instável para os usuários. Ou seja, comprova-se que se alguns soldados não usam o capacete quando necessário é porque o mesmo incomoda. É neste ponto que está o objetivo deste trabalho. Através do escâner Tridimensional, aliado com ferramentas computacionais como análises CAD, buscar-se-á captar imagens e dados da cabeça humana para um grupo de pessoas previamente definidos. Pretende-se verificar se as medidas estão de acordo com os capacetes balísticos usados atualmente nas forças armadas e também analisar se existe diferença dessas medidas. Com o processo de Digitalização Tridimensional obtêm-se, com precisão, detalhes de superfícies que em métodos tradicionais com paquímetro e fita antropométrica, que não é constatado devido sua análise ser unidimensional. Assim a técnica proposta neste artigo apresenta-se como uma ferramenta capaz de proporcionar um diferencial para o projeto de capacetes balísticos, criando novas possibilidades no seu dimensionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Fontana Catapan, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Engª Mecânica pela UFPR, Mestre em Engª Mecânica pela UFSC e Engenheiro Mecânico pela UP, professor na área de Projetos Mecânicos desde 2006. Atuou como engenheiro em empresas multinacionais, no setor automotivo, linha branca e automação, por 10 anos. Atualmente é professor adjunto da UFPR no departamento de expressão gráfica.

Maria Lucia Ribeiro Okimoto, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bolsista Produtividade CNPq PQ2 -Pós-doutorado na Technische Universitat München, Fakultät für Maschinenwesen Lehrsthul für Ergonomie de julho/2012 à fev/2013, Alemanha. Doutora na área de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e RWTH-Aachen, Alemanha (2000). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1983). Professora Associada, nível III, lotada no Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná. Atuando no curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFPR e nos Programas de Pós-graduação: Engenharia Mecânica (PGMEC) e DESIGN (PPGDesign) da UFPR. Coordena o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade (LABERG, UFPR). Atua dentro dos seguintes enfoques: Design, Usabilidade, Ergonomia e Cad3D

Fábio Evangelista Santana, Instituto Federal de Santa Catarina

Técnico em Mecânica de Precisão pela escola SENAI Suíço-brasileira (1997), graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002) com sanduíche na Universidade de Stuttgart (2000), mestre em Engenharia Mecânica (2005) e doutorando em Engenharia de Produção (desde março de 2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Engenheiro de Produto na Bosch Rexroth (2005) e na Embraco (2005-2008). Atuou paralelamente na área acadêmica, como docente em diversos cursos de nível superior e como coordenador do curso superior de Engenharia de Produção Mecânica da Sociesc, em Joinville (2008). Atualmente encontra-se afastado para capacitação em nível de doutorado da função de professor de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), câmpus Araranguá. Está cursando doutorado sanduíche no ITA, da TU Kaiserslautern. No IFSC, coordenou desde 2009 NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) e foi Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão em 2012. Em 2012 foi também coordenador da região Sul do Brasil do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), no plano Viver sem Limites, do Governo Federal. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em desenvolvimento de produtos e serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços, desenvolvimento integrado de produtos, processos e serviços e tecnologia assistiva.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

CATAPAN, M. F.; OKIMOTO, M. L. R.; SANTANA, F. E.; RODRIGUES, Y. W. Escaneamento Tridimensional da Cabeça Humana para a Análise Antropométrica no uso de Capacetes Balísticos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 021-039, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6667. Acesso em: 1 out. 2022.