Moda Íntima: uma abordagem acerca dos aspectos de usabilidade

Autores

  • Erica Pereira das Neves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FAAC/PPGDesign
  • Aline Cristina Brigatto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FAAC/PPGDesign
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FAAC/PPGDesign

Resumo

O setor de moda íntima brasileiro, ao longo das últimas décadas, vem demonstrando amadurecimento no que tange a suas tecnologias e seus sistemas produtivos bem como na sua relação com o consumidor final. Apesar desses indicativos positivos, ainda há uma série de fatores a serem trabalhados no que se refere à qualidade ergonômica e à usabilidade do vestuário íntimo. Nesse sentido, o presente estudo, teve por objetivo abordar questões de usabilidade e consumo intrínsecas ao uso de algumas peças de roupa íntima tanto do universo masculino como do feminino. A amostra apresentada se caracteriza por indivíduos entre 18 e 29 anos. Os resultados aqui observados indicam a importância do conforto nas peças de roupa íntima no que tange à satisfação, segurança e bem-estar dos usuários. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Pereira das Neves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FAAC/PPGDesign

Possui graduação em Estilismo em Moda pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em DESIGN DE MODA, atuando principalmente nos seguintes temas: design ergonômico, design de produto e design de moda. Especialista em Gestão de Negócios na Indústria da Moda pelo SENAI/SP. Mestre em Design pela UNESP (Bauru): linha de pesquisa em Design Ergonômico.

Aline Cristina Brigatto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FAAC/PPGDesign

Aline Cristina Brigatto é estudante de graduação no curso de Design com habilitação em Design de Produto na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Recentemente trabalhou como bolsista no projeto de extensão Muda Design como designer de mobiliários colaborando desde o desenvolvimento de projetos até a produção de protótipos, participando de toda cadeia produtiva dos mobiliários urbanos. Bolsista PIBIC a partir de 08/2014 com projeto na área do Design de Moda e Design Ergonômico para mulheres de meia-idade.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FAAC/PPGDesign

É Livre-Docente em Design Ergonômico pela Universidade Estadual Paulista; possui pós-doutorado em Ergonomia pela Universidade Técnica de Lisboa; doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar; Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial e graduação em Desenho Industrial pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces onde coordena os projetos de pesquisa: Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto, Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia e Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - Mestrado e Doutorado - da UNESP Ergonomista Sênior da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. 

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

DAS NEVES, Erica Pereira; BRIGATTO, Aline Cristina; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Moda Íntima: uma abordagem acerca dos aspectos de usabilidade. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 058–075, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6656. Acesso em: 28 mar. 2024.