Design Inclusivo - uma proposta de Produto para Auxiliar a Locomoção da Criança Deficiente Visual

Autores

  • Luana Araújo Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Angélica Souza Galdino Acioly Universidade Federal da Paraíba
  • Renato Fonseca Livramento da Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto, sob os preceitos do Design inclusivo, para estimular a locomoção da criança deficiente visual na faixa etária de 1 a 3 anos, e que proporcione uma percepção de localização espacial, tais como experiências áudio-táteis-cinestésicas. A metodologia utilizada neste projeto é baseada no Método de Gui Bonsiepe (1984). A pesquisa de campo foi desenvolvida na FUNAD (Fundação de Apoio ao Deficiente) da cidade de João Pessoa/PB, e realizada por meio de observações comportamentais das crianças com deficiência visual, entrevistas com as mães e profissionais da Fundação e de análises dos produtos utilizados para tal fim. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Araújo Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Design de produto pela Universidade Federal da Paraíba

Angélica Souza Galdino Acioly, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Design da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Pesquisadora do Grupo de pesquisa Ergonomia e usabilidade de produtos, sistemas e produção (Laboraório de Ergonomia e Tecnologias Emergentes, UFPE)

Renato Fonseca Livramento da Silva

Professor e pesquisador do Departamento de Design da Universidade Federal da Paraíba e dos grupos de pesquisa: Gestão de Design (Laboratório de Design e Usabilidade) da Universidade Federal de Santa Catarina e Qualidade, acessibilidade, tecnologia e conforto no ambiente construído da Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

MEDEIROS, Luana Araújo; ACIOLY, Angélica Souza Galdino; SILVA, Renato Fonseca Livramento da. Design Inclusivo - uma proposta de Produto para Auxiliar a Locomoção da Criança Deficiente Visual. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 174–191, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6624. Acesso em: 29 mar. 2024.