Relação entre a Percepção de Usuários e Profissionais sobre erros de Usabilidade em APPS para IPADS e os dez princípios de Jordan

Autores

  • Ana Claudia Dalagnoli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Flávio Anthero N. Vianna dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

Esta pesquisa objetiva traçar um paralelo entre a opinião de usuários de aplicativos para tablets da Apple, profissionais de design e ciências da computação que desenvolvem interfaces para apps e conceitos relacionados à usabilidade de interfaces. Os dados foram comparados e analisados à luz dos dez princípios de usabilidade de Jordan, que se mostraram bastante semelhantes às dez heurísticas de usabilidade de Nielsen, conforme comparativo realizado durante a pesquisa. Os resultados reforçam a importância dos princípios de usabilidade nos projetos de interface de apps, sugerem consonância entre as percepções de usuários e profissionais no que diz respeito à usabilidade dos apps que estão no mercado e apontam a carga de trabalho mental como fator de grande relevância na satisfação dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Dalagnoli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UNIVALI/2004).

Pós-graduada lato sensu em Design Gráfico e Estratégia Corporativa (UNIVALI/2006).

Mestranda em Design (UDESC/2015).

  

Flávio Anthero N. Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005).

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DALAGNOLI, Ana Claudia; DOS SANTOS, Flávio Anthero N. Vianna. Relação entre a Percepção de Usuários e Profissionais sobre erros de Usabilidade em APPS para IPADS e os dez princípios de Jordan. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 77–92, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6040. Acesso em: 29 mar. 2024.