Análise da demanda para o desenvolvimento de tecnologia assistiva direcionada a educandos com paralisia cerebral

Autores

  • Vinícius Domingues Buch UDESC
  • Elton Moura Nickel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira UDESC
  • Célio Teodorico dos Santos UDESC

Resumo

Este trabalho envolve a descrição da análise da demanda orientada para a obtenção de especificações de projeto e outras informações qualitativas para o desenvolvimento de tecnologia assistiva (TA) de baixo custo, com o intuito de auxiliar educandos com paralisia cerebral (PC) na rede regular de ensino da região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina. Com o intuito de orientar as etapas envolvidas no desenvolvimento da tecnologia assistiva em questão, optou-se por métodos e ferramentas tradicionalmente utilizadas na área do design, mais especificamente na fase de Projeto Informacional. A TA a ser desenvolvida visa ajudar seus usuários em questões relativas à mobilidade, comportamento motor e à realização de atividades diversas, dentro e fora da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Moura Nickel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Formado em Design Industrial pela UDESC (2006). Mestre (2009) e Doutor (2012) em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente é professor efetivo do curso de Design da UDESC.

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

BUCH, Vinícius Domingues; NICKEL, Elton Moura; GOMES FERREIRA, Marcelo Gitirana; SANTOS, Célio Teodorico dos. Análise da demanda para o desenvolvimento de tecnologia assistiva direcionada a educandos com paralisia cerebral. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 43–56, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5605. Acesso em: 19 abr. 2024.