Design Inclusivo: playground para todas as crianças

Autores

  • Marcelle Suzete Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eloisa Santana de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fábio Gonçalves Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo foi realizada uma revisão documental de leis nacionais e internacionais sobre pessoas com deficiência, conceitos de ergonomia, acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência em playgrounds. Este estudo apresenta uma ampla correlação desses dados, buscando enfatizar a necessidade de transformar os playgrounds em ambientes acessíveis e inclusivos para toda e qualquer criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Suzete Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Tecnologia (PGDesign - UFRGS) na linha de pesquisa Projeto de Artefatos e Professora Adjunta da Faculdade de Tecnologia TecBrasil (FTEC). Atuou como professora temporária do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG) da Faculdade de Arquitetura (UFRGS). Possui Mestrado em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Tecnologia (UFRGS) e Graduação em Design com Habilitação em Produto e Ênfase em Ergonomia, pela Universidade Feevale. Participou de 2004 a 2007 como bolsista de Iniciação Científica no Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento de estudos de Design Inclusivo de Equipamentos, Brinquedos e Vestuário". Tem experiência nas áreas de Design de Produto, Design para Acessibilidade, Desenho Técnico e à Mão Livre, realizando pesquisas que abordam os seguintes temas: Ergonomia, Inclusão, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Eloisa Santana de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Tecnologia (PGDesign - UFRGS) e Técnica em Secretariado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Possui graduação em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999).

Fábio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde abril de 2011, sendo professor do quadro permanente desde a fundação do Programa, em 2007. Professor Associado e Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS (desde Set/2011). Foi Coordenador dos cursos de Graduação em Design de Produto e de Design Visual da UFRGS (de Set/2010 a Set/2011), onde também ministra as disciplinas de Projeto de Produto IV (Design da Mobilidade) e Geometria Descritiva. Possui Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Portugal na área de projeto de juntas adesivas e sua aplicação no desenvolvimento de produtos com bolsa CAPES da área de Design (2009-2010). Possui Doutorado em Engenharia Mecânica na área de modelagem geométrica paramétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase na simulação computacional de estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Fez parte da equipe de criação dos cursos de graduação em design (2005), de mestrado em design (2006 e 2007) e de doutorado em design (2011 e 2012). Trabalha com projetos de pesquisa relacionados à metodologia de projeto, ao design virtual de produtos, ao projeto de produtos e à representação e modelagem, incluindo computação gráfica, modelagem geométrica paramétrica, simulação numérica de estruturas, realidade virtual e visualização científica. Também atua em pesquisa na área da Tecnologia Assistiva, orientando trabalhos de mestrado na área. Atua em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais abrangendo os seguintes temas: learning design, ambientes virtuais de aprendizagem, objetos de aprendizagem, geometria descritiva e hipermídia.

Downloads

Publicado

2014-12-27

Como Citar

MÜLLER, Marcelle Suzete; DE ALMEIDA, Eloisa Santana; GONÇALVES TEIXEIRA, Fábio. Design Inclusivo: playground para todas as crianças. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 57–83, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5072. Acesso em: 29 mar. 2024.