O USUÁRIO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO EM SERVIÇO: UM PANORAMA A PARTIR DA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309172020096

Resumo

Este estudo aborda a inovação em serviço em torno do design. A questão de pesquisa considerou “Quais ferramentas são mais utilizadas no processo de inovação em serviço quando o usuário é o foco?”. O objetivo foi realizar um panorama internacional e nacional, por meio da revisão integrativa, de publicações científicas que contemplem o tema. Assim, foram realizadas buscas em base de dados internacionais e nacionais. Como resultado, foram selecionadas sete dissertações e sete artigos para compor o portfólio bibliográfico. Por fim, foram identificadas 22 ferramentas ou técnicas de design aplicadas à inovação em serviço, tendo como foco o usuário. Como conclusão, foi possível observar que as reflexões ainda são divergentes e passíveis de melhorias, e que o tema é pouco explorado no campo do design e da inovação em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Borges da Silva, Programa de Pós-Graduação em Design

Especialista em Design Gráfico (Unisinos)

Mestre em Design (Pós-Design/UFSC)

Doutorando em Design (Pós-Design/UFSC)

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

DA SILVA, D. B.; TRISKA, R.; DIAZ MERINO, G. S. A.; DIAZ MERINO, E. A. O USUÁRIO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO EM SERVIÇO: UM PANORAMA A PARTIR DA REVISÃO INTEGRATIVA. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 096-121, 2020. DOI: 10.5965/2316796309172020096. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796309172020096. Acesso em: 7 dez. 2022.