Experiência do usuário e Design de Sistema Produto-Serviço: Uma reflexão sobre a contribuição da Psicologia Cognitiva

Autores

  • Gabriel Gallina Jorge Centro Universitário FADERGS
  • Filipe Campelo Xavier da Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308162019105

Resumo

O Design de Sistema Produto-Serviço abrange a criação de artefatos e suas inter-relações, considerando dimensões tangíveis e intangíveis na estratégia de composição de uma determinada oferta. Para isso, é recomendável que o designer conheça o que o usuário pensa a respeito dos componentes desta oferta para, em projeto, encaminhar decisões coerentes às suas demandas. Porém, as metodologias de Design de SPS não tratam com objetividade a maneira de utilizar dados sobre o usuário, tampouco são claras quanto a forma de dar seu devido endereçamento ao projeto. Neste artigo analisamos um panorama dos métodos de Design de SPS existentes na literatura e que são orientados para a pesquisa sobre o usuário, e fazemos uma reflexão sobre como preencher esta lacuna através da Psicologia Cognitiva e sua Teoria dos Appraisals. Apresentamos como alcançar um entendimento qualificado sobre o usuário através da aplicação do Perfil de Concerns, recurso que instrumentaliza o designer para traduzir de maneira adequada dados do usuário como aplicá-los em projeto de maneira adequada ao SPS.

Biografia do Autor

Gabriel Gallina Jorge, Centro Universitário FADERGS

Mestre em Design. Professor da Escola de Comunicação e Design do Centro Universitário FADERGS.

Filipe Campelo Xavier da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da UNISINOS.

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Publicado

2019-11-20