Solução de Desafios por meio de um Modelo Baseado no Design Thinking e na Investigação Apreciativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308162019025

Resumo

Gestores ligados à área de franquia enfrentam desafios de diversas naturezas em sua rotina profissional. Tais desafios, ligados ao relacionamento humano, demandam soluções rápidas, colaborativas e criativas. Por outro lado, equipes de designers enfrentam desafios semelhantes. O objetivo deste estudo é comparar os resultados da aplicação de um modelo para a solução de desafios, idealizado segundo os critérios do Design Thinking e da Investigação Apreciativa, nos dois contextos apresentados. Assim, foi realizada uma pesquisa-ação com workshops colaborativos e ferramentas de Design. Os resultados sugerem que o modelo pode ser aplicado satisfatoriamente em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia de Salles Ferro, Centro Universitário Unicuritiba

Designer - FAAP -SP; Especialista em Marketing - ESPM - SP; Mestre em Design - UFPR; Doutoranda em Design - UFPR

Docente do CST em Design Gráfico - Unicuritiba

Adriano Heemann, Universidade Federal do Paraná

É professor associado do Departamento de Design da UFPR onde atua como docente nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Design. Atualmente é coordenador do curso de graduação em Design de Produto. É coordenador do grupo de pesquisa Design Colaborativo e Cocriação (diretório do CNPq) e pesquisador do CNPq Nível 2. Sua pesquisa enfoca a colaboração entre pessoas no desenvolvimento de produtos e serviços.

 

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

FERRO, Gláucia de Salles; HEEMANN, Adriano. Solução de Desafios por meio de um Modelo Baseado no Design Thinking e na Investigação Apreciativa. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 025–050, 2019. DOI: 10.5965/2316796308162019025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796308162019025. Acesso em: 28 mar. 2024.