INVESTIGAÇÃO SOBRE MÉTODOS EM FATORES HUMANOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO IDOSO-EMBALAGEM

Autores

  • Bianca Marina Giordani Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-4142-0867
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Milton José Cinelli Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308162019003

Resumo

Em um mundo cada vez mais senil, compreender as capacidades dos idosos é fundamental nos projetos. Métodos em fatores humanos são uma forma confiável para compreender o usuário. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi reunir procedimentos utilizados em pesquisas onde o foco é a relação entre idosos e embalagens, produtos comuns que nem sempre são manipulados com sucesso. Os métodos apresentados foram reunidos a partir de uma revisão de literatura. Os resultados mostram que são muitos os métodos utilizados, reforçando a complexidade da temática. Contudo, observa-se que os métodos são centrados em parâmetros pontuais como a força em detrimento de outros aspectos relevantes na interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Marina Giordani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UDESC. Bacharel em Design pela UTFPR. Pesquisadora na área de Fatores Humanos, em especial Interfaces e Interações Físicas.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Desenhista Industrial, Doutor em Engenharia, Professor Associado e Coordenador do PPGDesign – UDESC, editor da revista HFD - Human Factors in Design, consultor Ad Hoc CNPq, pesquisador nas áreas de Fatores Humanos, Metodologia e Gestão do Design.

Milton José Cinelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação e Mestrado em Física pela UFSC, doutorado em Chimie Physique Option Matériaux - Université de Limoges - França (1996). Professor permanente na UDESC desde 2005 e atua no PPGDesign, na linha Interfaces e Interações Físicas. Desenvolve projetos na área de Tecnologias Assistivas. Atuou como pesquisador/inventor no projeto de desenvolvimento da bengala eletrônica que culminou com a obtenção da patente, marca e desenho industrial.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Associado da UDESC. Professor do PPGDesign e da Pós em Administração da UDESC e do Pós-design da UFSC. Pesquisa nas áreas de Ergonomia, Usabilidade e UX.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

GIORDANI, Bianca Marina; SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna dos; CINELLI, Milton José; FERREIRA, Marcelo Gitirana Gomes. INVESTIGAÇÃO SOBRE MÉTODOS EM FATORES HUMANOS EMPREGADOS NA AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO IDOSO-EMBALAGEM. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 003–024, 2019. DOI: 10.5965/2316796308162019003. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796308162019003. Acesso em: 29 mar. 2024.