Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário

Autores

  • Daniela Szabluk Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana von Frankenberg Berger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Andrea Capra Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Manuela Ferreira de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796308152019098

Resumo

Um entendimento acurado das necessidades dos usuários é essencial para o desenvolvimento de produtos inovadores. O presente artigo apresenta um método exploratório de pesquisa centrada no usuário no contexto do processo de design de novos produtos tecnológicos, formulado a partir das demandas de uma grande companhia de tecnologia da informação. O método é direcionado - mas não restrito - às etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos, e contempla o uso de protótipos de baixa fidelidade e simulações de experiências interativas com o produto em desenvolvimento, permitindo que o usuário se imagine em um contexto futuro através de simulacros de ambientes e cenários até então no âmbito da ideação. O método se mostra eficiente para identificação de requisitos da experiência relacionada ao uso do produto, e possibilita a rápida iteração quanto às suposições existentes e maior exploração de conceitos de projeto que emergem ao longo da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Szabluk, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Design e Tecnologia pelo PGDesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Design e Tecnologia pelo PGDesign da UFRGS (2011), e bacharel em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2008). Atualmente atua como especialista em design estratégico no CriaLab, Laboratório de Criatividade do TECNOPUC. Tem experiência docente e de mercado na área de Design, trabalhando com pesquisa em design, metodologias de projeto, processos criativos, user experience, experience design e atuando em projetos de design gráfico, design digital, design editorial e construção de identidade de marcas.

Ana von Frankenberg Berger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Coordenadora do Crialab - Laboratório de Criatividade do Tecnopuc. Graduada em Design Estratégico (Unisinos), Mestre em Design (Unisinos). Certificada em Design Instrucional (ABTD) e Gestão de Projetos (PMTech).Recebeu Prêmio da Economia Criativa do Ministério da Cultura por projeto de Inovação Social e Economia Solidária. Experiência profissional em gestão de projetos de design, processos colaborativos e pesquisa e desenvolvimento de experiência do usuário.

Andrea Capra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS, Mestre em Design pela mesma instituição e Bacharel em Design Gráfico pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem experiência na área de Design Gráfico e Gestão de Design, atuando principalmente nas áreas de Branding, Projeto Editorial, Marketing, Pesquisa de Mercado e Gestão de Projetos. Atualmente é professora da UniRitter Laureate International Universities, no curso de Design e bolsista no Tecnopuc CriaLab, trabalhando com projetos de experiência do usuário, co-criação e desenvolvimento de produtos. Também presta consultoria em Gestão de Marcas e Pesquisa de Mercado

Manuela Ferreira de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Designer de Produto formada pela UniRitter Porto Alegre, especializada em Conceitualização de Novos Produtos pela Elisava em Barcelona e com MBA em Gestão de Projetos pela Unisinos Porto Alegre. Há mais de 10 anos atua no mercado com projetos de produto, serviços e sinalização para empresas como HP, Tramontina, TIM, Sanremo, Itaipu Binacional, Prefeitura de Belo Horizonte-MG, Itajaí-SC e Canoas-RS. Atualmente atua como UX designer e pesquisadora para o Tecnopuc CriaLab - Laboratório de Criatividade do Tecnopuc com projetos centrados no usuário.

Downloads

Publicado

2019-03-27

Como Citar

SZABLUK, Daniela; VON FRANKENBERG BERGER, Ana; CAPRA, Andrea; FERREIRA DE OLIVEIRA, Manuela. Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 098–113, 2019. DOI: 10.5965/2316796308152019098. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796308152019098. Acesso em: 29 mar. 2024.