Avaliação de repertórios na Alfabetização Visual-Digital de usuários: o Teste de Compreensão como ferramenta de pesquisa

Autores

  • Patrícia Torres Pereira Carrion Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-0520-6222
  • Ana Carolina Ferreira Cruz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mariana Fausto de Souza Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Manuela Rupp Quaresma Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796307142018019

Resumo

O ritmo acelerado de inovação tecnológica destaca as questões da relação entre usuários, objetos e ambientes digitais, e evidencia, no contexto das interfaces gráficas, a existência de uma Alfabetização Visual-Digital. O meio digital, construído pela intersecção de gêneros visuais distintos, exige dos usuários um conjunto específico de habilidades. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar o impacto da Alfabetização Visual, por meio da aquisição de repertórios, na experiência de usuários no acesso a dispositivos móveis. Nesta etapa em específico, foi definida uma técnica de avaliação a fim de mensurar o repertório visual dos sujeitos: o Teste de Compreensão Iconográfica.

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Biografia do Autor

Patrícia Torres Pereira Carrion, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Patrícia é Doutoranda em Design, na linha de pesquisa Ergonomia e Usabilidade e Interação Humano-Computador, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como pesquisadora no Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI), no Departamento de Artes & Design.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

TORRES PEREIRA CARRION, Patrícia; FERREIRA CRUZ, Ana Carolina; FAUSTO DE SOUZA FERNANDES, Mariana; RUPP QUARESMA, Maria Manuela. Avaliação de repertórios na Alfabetização Visual-Digital de usuários: o Teste de Compreensão como ferramenta de pesquisa. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 019–038, 2018. DOI: 10.5965/2316796307142018019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796307142018019. Acesso em: 28 mar. 2024.