Microprojetos em usos imprevisíveis

O caso da movimentação de cargas em plataformas offshore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796310192021084

Palavras-chave:

Ergonomia da atividade, Usos imprevisíveis, Concepção situada

Resumo

A concepção das tarefas pelos operadores em campo é central para qualquer operação de grande incerteza. Este estudo de caso, em que a concepção situada é identificada como microprojeto, busca compreender as características desse processo e suas etapas, a partir da atividade de movimentação de carga em plataformas offshore. Para tanto, foi realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) , com observações diretas e entrevistas de autoconfrontação. Como resultado, são apresentadas quatro novas características para microprojeto: é uma concepção para o uso; mobiliza a dimensão construtiva da atividade; é intencional e original; e é uma concepção efêmera.

Biografia do Autor

Francisco Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987 e 1994). Em 1991 e 1992 fez formação em Ergonomia no CNAM - Paris, onde fez o DEA (Diploma de Estudos Aprofundados). Em 2015 foi professor visitante da Universidade Lumière - Lyon2. Atualmente é Professor Associado da Área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Tem atuado em projetos de pesquisa nas seguintes áreas: Ergonomia aplicada à projetos de modernização tecnológica ou de novas unidades de produção; Manutenção Industrial (planejamento e desenvolvimento de competências), Integração operacional e digitalização em diferentes setores industriais, Cultura de Segurança nas indústrias de alto risco, Inovação, Desenvolvimento de empresas nascentes (start-ups), Gestão e Inovação em pequenas e médias empresas, Desenvolvimento territorial através da abordagem da Economia da Funcionalidade e da Cooperação. 

Pascal Béguin, Université Lumière Lyon 2

Professor de Ergonomia na Université Lumière Lyon 2. Possui doutorado em Ergonomia pelo C.N.A.M., Paris, 1994. Membro do Conselho de Administração da International Association of Ergonomics. [IEA]. Diretor Editorial da Revista Eletrônica @ctivités.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

ABRAÇADO, M. P.; DUARTE, F. J. de C. M.; BÉGUIN, P. D. Microprojetos em usos imprevisíveis: O caso da movimentação de cargas em plataformas offshore. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2021. DOI: 10.5965/2316796310192021084. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/19372. Acesso em: 3 dez. 2021.