FATORES HUMANOS APLICADOS A PRODUTOS DE MODA: MATERIAIS TÊXTEIS COM TERMORREGULAÇÃO VOLTADOS AO PÚBLICO IDOSO

Autores

  • Thiago Varnier Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306112017072

Resumo

Os censos demográficos revelam o aumento do envelhecimento populacional, em vista disso, atender os idosos em relação ao seu vestuário requer considerar suas necessidades fisiológicas e promover estudos sobre fatores humanos, conforto e materiais têxteis. O estudo teve como objetivo identificar materiais têxteis para aplicação no vestuário de idosos com foco no conforto térmico. A metodologia se caracterizou como um estudo qualitativo exploratório observacional. A pesquisa permitiu identificar seis materiais têxteis com propriedade de termorregulação: HSG-2016, MERINO SPACER, MAFI 20 18 08, TFIL 5318 BC, C151150, 80MPES/ENCH180PCM/80MPES e o sistema COOLMAX® ALL SEASON. Esses materiais utilizados em projetos de moda, proporcionam conforto e funcionalidade para o público idoso.

Biografia do Autor

Thiago Varnier, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestrando em Design (POSDESIGN - UFSC), pesquisador no Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Usabilidade - NGD/LDU

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

 Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

Artigos