O ensino do desenho em tempos da fragmentação da atenção: relações entre o desenhar, o tempo, o corpo e o espaço
DOI:
https://doi.org/10.5965/259446301022026e8601Palavras-chave:
desenho, ensino das artes visuais, fragmentação da atenção, corporalidadeResumo
O artigo apresenta reflexões sobre o Ensino do Desenho na escola em tempos da fragmentação da atenção e da aceleração psíquica e produtivista, tomando como referências teóricas estudos dos campos do ensino em Artes Visuais, da Filosofia e da Psicanálise, caracterizando-se por uma abordagem interdisciplinar. A partir desse diálogo entre áreas, são elaboradas reflexões sobre as relações entre o desenho e o gesto que humaniza, a sensibilidade do corpo, a atenção contemplativa, a noção particular do tempo e do espaço como parte do processo de aprendizagem, a percepção do erro na construção da história individual, possibilitando formas de conexão com o eu e o entorno através do desenhar. O estudo apresenta caráter qualitativo, exploratório e interdisciplinar, tomando como base a pesquisa bibliográfica, gerando um ensaio de abordagem teórica-reflexiva.
Downloads
Referências
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
DUARTE JUNIOR, J. O sentido dos sentidos: a educação sensível. Curitiba: Criar, 2001.
DUARTE JUNIOR, J. Fundamentos estéticos da educação. 2.ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 1988.
DUZZO, Flavia Lima. Desenho e linha: modos de Pensamento e Expressão. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/15858. Acesso em: 29 jun. 2025.
DUZZO, F. L. Ausências no desenho: áreas do não desenho, apagamento e desgaste. 2014. Tese - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
FARTHING, S. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, Andrea; BREW, Angela; FAVA, Michelle (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York. Columbia University, 2011, p.21-25. Disponível em: http: /ttd2011.pressible.org/files/2012/05/Thinking-through Drawing_Practice-into-Knowledge.pdf. Acesso em: 18 nov. 2014.
FLANZER, S. N. Jovens em tempos digitais. 1º. ed. Rio de Janeiro: Edições Consultor. 2020.
FOCILLON, H. A vida das formas: seguido elogio da mão. Lisboa: Edições 70, 2010.
HAN, B. C. A crise da narração. São Petrópolis: Editora Vozes, 2023.
HAN, B. C. Sociedade do cansaço. 2º. Ed. Petrópolis: Editora Vozes Limitada. 2017.
HANAUER, F. Riscos e rabiscos: o desenho na educação infantil. Rio Grande do Sul: Revista de Educação do Ideau, n. 6, v. 13. 2011. p. 1-13.
IAVELBERG, R. Desenho na educação infantil. 1° São Paulo: Editora Melhoramentos. 2013.
IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007.
LIZÁRRAGA, A.; PASSOS, M. J. S. T. Havia uma linha esperando por mim: conversas com Lizárraga. Derdyk. E. (Org.) Disegno. Desenho. Desígno. 2º. ed. São Paulo: editora Senac, 2010. p. 95-98.
MATHIAS, E. de F.; SANT’ANNA, M. R. O desenho que provoca o riso. Florianópolis: UDESC, v. 1, 2021.
MOREIRA, A. A. A. O Espaço do desenho: A educação do educador. Edições Loyola, 1984
POESTER, T. Sobre o desenho. Porto Alegre: Revista de Artes Visuais, v.13, n.23. 2005.
RIBEIRO, F. Sem título. Derdyk. E. (Org.) Disegno. Desenho. Desígno. 2º. ed. São Paulo: editora Senac, 2010. p. 95-98.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. 1º.Ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Aline Firmiano, Anelise Zimmermann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.




