Ensino de desenho e educação especial: entrevista com Liane Oleques
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630812024e4873Palavras-chave:
entrevista, desenho infantil, educação especialResumo
A entrevista aborda o tema do desenho na Educação Infantil no contexto da Educação Especial com a entrevistada Liane Oleques, cuja a tese, intitulada Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual, objetivou a criação de estratégias de ensino de desenho, aplicação e análise da aprendizagem para crianças com deficiência. Partindo da experiência de Oleques como pesquisadora e professora na área da Educação Especial, a entrevista busca pensar paralelos entre os estudos que abordam as características e fases do desenho na Educação Infantil e as especificidades do desenvolvimento do grafismo na infância na Educação Especial. A entrevista ainda levanta questões relativas à abordagem metodológica de ensino de desenho na educação especial partindo da experiência docente da entrevistada ministrando aulas de Artes Visuais na APAE. Dessa forma, objetivamos compreender como o ensino de desenho pode contribuir para o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Além disso, discutimos como o ensino de desenho pode ser pensado no contexto escolar do ponto de vista de uma abordagem metodológica para alunos/as que podem apresentar formas de aprendizagem variadas diante da diversidade de deficiências, como as sensoriais, intelectuais ou múltiplas.
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Referências
OLEQUES, Liane Carvalho. Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.
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