Ensino de desenho e educação especial: entrevista com Liane Oleques

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4873

Palavras-chave:

entrevista, desenho infantil, educação especial

Resumo

A entrevista aborda o tema do desenho na Educação Infantil no contexto da Educação Especial com a entrevistada Liane Oleques, cuja a tese, intitulada Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual, objetivou a criação de estratégias de ensino de desenho, aplicação e análise da aprendizagem para crianças com deficiência. Partindo da experiência de Oleques como pesquisadora e professora na área da Educação Especial, a entrevista busca pensar paralelos entre
os estudos que abordam as características e fases do desenho na Educação Infantil e as especificidades do desenvolvimento do grafismo na infância na Educação Especial. A entrevista ainda levanta questões relativas à abordagem metodológica de ensino de desenho na educação especial partindo da experiência docente da entrevistada ministrando aulas de Artes Visuais na APAE. Dessa forma, objetivamos compreender como o ensino de desenho pode contribuir para o desenvolvimento do
aluno com deficiência intelectual. Além disso, discutimos como o ensino de desenho pode ser pensado no contexto escolar do ponto de vista de uma abordagem metodológica para alunos/as que podem apresentar formas de aprendizagem variadas diante da diversidade de deficiências, como as sensoriais, intelectuais ou múltiplas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Alves Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina

1  Graduada em Artes Visuais (UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo (PPGAV – UDESC).

Gustavo Rodrigues , Universidade do Estado de Santa Catarina

Pesquisador, artista e professor. Mestrando em Artes Visuais, na área de concentração em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina, bolsista da instituição FAPESC (2022 à 2023) e pela instituição CAPES (2023 à 2024). Participante do grupo de pesquisa Articulações Poéticas. Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - 2021.

Referências

OLEQUES, Liane Carvalho. Uma possibilidade de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

ALVES LACERDA, Eva; RODRIGUES , Gustavo. Ensino de desenho e educação especial: entrevista com Liane Oleques. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4873. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24873. Acesso em: 27 abr. 2024.