O ensino interdisciplinar de moda e a aprendizagem baseada em experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4773

Palavras-chave:

moda, interdisciplinaridade, ABEX

Resumo

Este estudo demonstra a realização de um projeto interdisciplinar no campo da moda, com foco no desenvolvimento de uma coleção de enxoval de bebê o qual envolveu estudantes do 5º período de moda nos componentes curriculares denominados Aprendizagem Baseada em Experiências, sendo a ABEX IV - Pesquisa e Criação de Moda e a ABEX V - Projeto de Moda. Denominado "AutoAmor: Mamãezinhas e o enxoval do bebê" as peças foram destinadas para mamães carentes, pacientes do Hospital Regional do Oeste (HRO), através da Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO). No campo teórico o presente trabalho envolveu conceitos e fundamentos sobre ações extensionistas no currículo acadêmico e o reconhecimento do papel social do profissional de moda. Na prática profissional, o projeto proporcionou aos estudantes aprofundamentos sobre metodologia de projetos, práticas de aperfeiçoamento de modelagem e confecção. Foram produzidas 432 peças para o kit maternidade as quais foram doadas a AVHRO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Correa Quadros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa Gestão de Design. Mestre em Design - Métodos para Fatores Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com enfoque nos estudos da ergonomia e design.  Graduada na área de Design, com ênfase em Projeto de Produto: Moda, pela Universidade do Vale do Itajaí- SC (UNIVALI). Possui pós graduação lato sensu em Arquitetura e design de interiores pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Atualmente docente na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), Coordenadora do Curso de Moda (UNOCHAPECO).

Marinilse Netto, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Doutora pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC - Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento. Mestre em Educação. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística. Docente de Graduação e Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação, Artes Visuais e Cultura. Docente dos cursos de Artes e Moda na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Coordenadora dos cursos de Artes -Chapecó e Entre Rios. Coordenadora do grupo de pesquisa Cultura, Arte e Visualidades (CNPQ).

Referências

BONSIEPE, Gui. Projeto Experimental em Design. São Paulo: Edgard Blücher.1997.

BORGES, M. de S. Problematizando a formação superior em Moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 111–123, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i21.557.

CHEIRAM, M.C; CARLESSO, J.P.P; SANTOS, E.A.G. Reflexões sobre a formação superior em moda. Research, Society and Development, v. 8, n.3, 2019 (Exemplar dedicado a: March; e483859)

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GOMES, J.I.da S. Moda para estudar moda: A formação de Designers de moda diante das transformações nas formas de consumo e produção de vestuário na contemporaneidade. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social (PPGCDS). Universidade Federal Rural de Pernambuco. 95p. 2019.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PIRES, D.B. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda/Universidade Anhembi Morumbi – Ano VI, nº 9 (2002) – São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 112 p.

SANTOS, H. J.; CECHETTI, E. Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEX): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó: Argos, 2021.

SANTOS, H. J.; ROMAN, F.S.; FONTANELA, C. ABEx em ação: atores, interfaces e fluxos. In: SANTOS, H. J.; CECHETTI, E. Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEX): fundamentos teóricos e práticos. Chapecó: Argos, 2021.p.178-201.

SILVA, M. das G. M. Extensão: a face social da universidade? Campo Grande: Editora da UFMS, 2000.

TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. – 5. Ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

HAMMERSCHMIDT, M. E. Depoimento da acadêmica do curso de moda sobre a atividade realizada na AVHRO - Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste. Chapecó - Unochapecó | Disciplina: ABEX IV Pesquisa e Criação em Moda. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CmXZcNfvuyl/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzR lODBiNWFlZA== Acesso em 15 de Setembro de 2023.

PRUDENTE, S. C. Depoimento da acadêmica do curso de moda sobre a atividade realizada na AVHRO - Associação de Voluntários do Hospital Regional do Oeste. Chapecó - Unochapecó | Disciplina: ABEX IV Pesquisa e Criação em Moda. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CmXZcNfvuyl/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzR lODBiNWFlZA== Acesso em 15 de setembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

QUADROS, Rachel Correa; NETTO, Marinilse. O ensino interdisciplinar de moda e a aprendizagem baseada em experiências. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4773. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24773. Acesso em: 27 abr. 2024.