Moda múltipla: experiências inclusivas no contexto da síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630732023e4051

Palavras-chave:

síndrome de Down, moda, inclusão social

Resumo

O presente artigo objetiva compartilhar experiências de inclusão social a partir do projeto de extensão “Moda Múltipla”, realizado através de uma abordagem multidisciplinar que englobou os cursos de graduação em design de moda, design gráfico, direito e psicologia em parceria com a Associação Vitória Down, ao longo de 2022. O projeto buscou a aliança entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na transformação social, impactando a formação dos/as estudantes e da comunidade externa através de práticas de moda, grafite e design inclusivos que valorizassem e aproximassem as pessoas de maneira humanizada e acolhedora. Considerando a vulnerabilidade das pessoas com T21, tanto como consumidoras, quanto como protagonistas da moda, buscou-se compreender as necessidades e dificuldades do público, sobretudo diante de artigos do vestuário, bem como fortalecer sua representatividade no campo, respeitando as narrativas de histórias de vida de cada participante.  O projeto culminou no intercâmbio de diversas ações, dentre elas a customização de peças a partir de técnicas de estamparia artesanal e ilustração, editorial de moda, desfile e exposição fotográfica realizados em shopping e grafite no muro da instituição Vitória Down. Os resultados permitem refletir sobre a necessidade de repensar o sistema da moda, a representatividade das minorias e traçar novas estratégias pedagógicas em prol da diversidade.

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Biografia do Autor

Júlia Almeida de Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorado em andamento (PPGA-UFES), doutorado em Artes Visuais (PPGAV/EBA-UFRJ) com estágio sanduíche na Kendall College of Art and Design of Ferris State University (2020), pesquisadora no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da UFES (LEENA). Mestrado em Artes (UFES/2015), MBA em Design e Produção de Moda (UVV/2008), Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano/2019), Licenciatura Plena em Música (UFES/2008) e Bacharelado em Design, habilitação em Moda e Vestuário (FAESA/2005). Professora nos cursos Design de Moda e Design Gráfico (Centro Universitário FAESA, 2021-2022), Coordenadora do Projeto de Extensão Moda Múltipla em parceria com a Associação Vitória Down (2022), Coordenadora e Professora do Curso Técnico de Modelagem do Vestuário (LMV/2021), Professora do curso técnico de Multimídia (LMV/2021), Professora de Comunicação Social (DEPCOM/UFES 2018-2019), Artes Visuais (NEAD/UFES 2015), Artes Plásticas, Artes Visuais e Desenho Industrial (DAV/UFES/2014) e professora dinamizadora das artes na educação infantil (PMV/2008-2009).

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Primeiro encontro na sede da Vitória Down, 2022. Acervo pessoal da autora.

Realização do grafite no muro da sede da Vitória Down, 2022. Acervo pessoal da autora.

Sequência de registros dos encontros na Vitória Down, 2022. Acervo pessoal da autora.

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

ALMEIDA DE MELLO, Júlia. Moda múltipla: experiências inclusivas no contexto da síndrome de Down. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e4051. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24051. Acesso em: 29 fev. 2024.