Os acessórios afiados da putinha terrorista: moda, gênero e autodefesa em Lyz Parayzo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2274

Palavras-chave:

Ativismo artístico, Objetos vestíveis, Dissidência de gênero

Resumo

O objetivo é examinar produções recentes da multiartista brasileira Lyz Parayzo que envolvem joalheria e outros objetos vestíveis. O foco específico da análise é a série de flyers intitulada “Putinha Terrorista” (2016-2018). Analisam-se os textos e imagens fotográficas incluídas nos flyers, em especial quando objetos vestíveis de autoria da própria artista aparecem como elementos de figurino. A análise evidencia a maneira como Lyz Parayzo faz intenso uso de códigos da Moda para produzir uma arte ativista em prol da população transvestigênere. A contribuição do estudo decorre do fato de não haver, até onde pudemos avaliar, pesquisas que tenham analisado a obra de Lyz Parayzo especificamente pela perspectiva da Moda.

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Biografia do Autor

Emerson Silva Meneses, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da mesma instituição, pesquisador do grupo ECOAR - Estudos em Corpo e Arte. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1427007709160950; e-mail: emerson.meneses@usp.br

Martin Jayo, Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9105014250584354; e-mail: martin.jayo@usp.br.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

MENESES, Emerson Silva; JAYO, Martin. Os acessórios afiados da putinha terrorista: moda, gênero e autodefesa em Lyz Parayzo. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1–18, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2274. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22274. Acesso em: 28 mar. 2024.