Criação e prática docente no atelier de carnaval de Samuel Abrantes
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630532021185Mots-clés :
Figurinos, Carnaval, CoautoriaRésumé
O presente artigo relata o processo de criação de figurino, associada a prática docente, do professor Samuel Abrantes em seu atelier de Carnaval; bem como a Coautoria em seus figurinos, com alunos e carnavalescos. Dois estudos de caso são elencados pelos autores para análise dos processos de construção, metodologia, escolha de materiais e soluções de problemas, ao longo dos mais de 15 anos em que os pesquisadores acompanham Samuel em sua produção de figurinos carnavalescos para o carnaval carioca. Além da metodologia e do processo de criação, o artigo descreve a importância da troca de experiencias, o aprendizado de forma e a importância do papel do figurinista - e a transdisciplinaridade que a profissão exige - independente da mídia para a qual o figurino seja criado. Reforça, também, a importância da Práxis para a construção de uma teoria reflexiva do figurino carnavalesco e da formação do artista, dentro e fora da academia.
Téléchargements
Références
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. A ensinagem como desafio à ação docente. Santa Catarina: Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ (pág. 66 a 77) - Ano 4 – jan./ jun., 2002.
ABRANTES, Samuel. Samile Cunha. Transconexões, Memórias e Heterodoxia. Rio de janeiro: Rio Books, 2014.
ABRANTES, Samuel. Poética Têxtil: Figurinos, memórias e texturas. Rio de Janeiro: Onda, 2011.
ABRANTES, Samuel. Itinerários da criação: Abismo, dobra e figurino. Rio de janeiro: Boaz, 2017.
CHAGAS, Deborah Christo. Estruturas e Funcionamento do Campo de Produção de Objetos do Vestuário No Brasil. Rio de janeiro: Estação das Letras e Cores, 2008.
CUNHA, Milton. Carnaval é Cultura: poética e técnica no fazer escola de samba= [Carnival is culture: the poetry and techinique that lie behind the samba school] / Milton Cunha - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.
FERREIRA, Felipe. O marques e o Jegue. Rio de Janeiro: Altos da Glória, 1999.
LOTMAN, Iuri. La semiosfera I. Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Cátedra, 1996a.
LUKÁSCS, György. Estetica: Cuestiones preliminares y de principio. Tradução Manuel Sacristán. Barcelona, México: Ediciones Grijalbo, 1966.
ROUBINE, Jean- Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980/ Jean-Jacques Roubine; tradução e apresentação, Yan Michalski. - 2ed.- Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Danielle Joia, André Dias 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

