A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018092

Resumo

Este artigo pretende expor as práticas pedagógicas no âmbito do Design de Vestuário, associadas ao desenvolvimento de competências na área da criatividade. Relata exercícios de fomento à criatividade, nomeadamente técnica de "Brainstormingcomo incentivo ao “Pensamento Lateral”, assim como “Mapas Mentais” e “Analogias por Fantasia”, adaptadas à metodologia tradicional de desenvolvimento de coleções em design de moda, aplicados aos alunos do Curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda, da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Luz Broega, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Docente da Universidade do Minho em Guimarães Portugal, lecciona no curso de Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing Têxteis nas disciplinas: Design de Vestuário, Design de Acessórios de Moda (Calçado), Preparação de Coleções e Conforto e Fisiologia de Vestuário. Diretora do Mestrado de Design de Comunicação de Moda.

Licenciada em Engenharia Têxtil,  Mestre em Design e Marketing Têxtil e Doutora em Física Têxtil (Ramo: Conforto). Investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, nas área de Conforto no Vestuário e Calçado, Criatividade e Design de Moda Sustentável.

Membro de Comissões Científicas de várias Conferencias e Congressos na área da Moda e do Design.

 

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

BROEGA, A. C. L. A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 092 - 119, 2018. DOI: 10.5965/25944630222018092. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11980. Acesso em: 1 fev. 2023.