Design e Filosofia: Formação de um grupo de estudo como prática pedagógica

Autores

  • Carlos Alberto Barbosa Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630212018077

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma experiência de formação do Grupo de Estudo Design e Filosofia, constituído por alunas do curso de bacharelado em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi. A formação desse grupo, e a proposta de projeto derivada de suas discussões, permitiu ainda uma reflexão acerca da importância da formação cultural dos alunos de cursos superiores, e como um olhar para o horizonte de práticas interdisciplinares e transdisciplinar permite reestabelecer a relação entre o objeto de estudo e a reflexão. Durante o ano em que foi possível acompanhar o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, foi notado que as alunas de fato assumiram a posição de protagonistas diante das demandas de leituras e sugestões de projetos, o que instigou a busca de conteúdos e de soluções para problemas envolvendo diferentes especialidades do design, notadamente o design de moda e o design digital.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Barbosa, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Design pelo PPG-Design da Universidade Anhembi Morumbi e mestre em filosofia pela PUC-SP. Docente dos cursos de bacharelado em Design de Moda e Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

BARBOSA, C. A. Design e Filosofia: Formação de um grupo de estudo como prática pedagógica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 077-092, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018077. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11643. Acesso em: 3 dez. 2021.