Ensino de Semiótica aplicada através da Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL): uma proposta metodológica

Autores

  • Lucia Teresinha Peixe Maziero Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630212018057

Resumo

Este artigo discute a aprendizagem baseada em projetos – PjBL (Project-Based Learning), que se desenvolve sob o processo de obtenção de um produto final, a qual foi utilizada como metodologia norteadora da disciplina de semiótica aplicada no curso de Design de Moda. Apresentam-se aqui as ações de ensino por meio de aprendizagem ativa que levaram os estudantes à formulação do problema de pesquisa, às análises e resultados, e a escrita de um artigo com potencial de publicação científica. Como objeto de estudo para a pesquisa foram analisadas publicidades de joias, veiculadas em revista de moda, analisadas por meio de duas vertentes semióticas: Peirce e Greimas.

Biografia do Autor

Lucia Teresinha Peixe Maziero, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Escola de Arquitetura e Design. Professora de Projeto de Paisagismo no curso de Arquitetura e Professora de Semiótica no curso de Design. Doutora em Cartografia e Geoprocessamento.

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

MAZIERO, L. T. P. Ensino de Semiótica aplicada através da Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL): uma proposta metodológica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 057-076, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018057. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11580. Acesso em: 27 jan. 2022.