PEDAGOGIA VISUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Iandra Pavanati
  • Paulo Meksenas
  • Kariston Pereira
  • Luiz Maia

Palavras-chave:

Formação docente, Linguagens, Pedagogia visual

Resumo

Neste artigo propõe-se pensar uma formação de professores, para a utilização significativa de variadas linguagens na educação. Considerando o caráter específico das imagens enquanto desafios de contextualização e utilização da visualidade no ensino, atenta-se para as práticas docentes e as condições de vida e de trabalho destes profissionais. Objetiva-se perceber as possibilidades de ações educativas a incorporarem as linguagens visuais, enquanto formadoras de sujeitos capazes de romper com a passividade. Marilena Chaui propõe a superação da condição de “objetos da imagem mercadoria”, assim constituídos devido às características sedutoras dessas imagens e, construir deste modo, outros sujeitos capazes de refletirem sobre o seu tempo, de interpretarem e terem uma visão crítica da realidade com a qual convivem.

Downloads

Publicado

2007-12-09

Edição

Seção

Artigos