Avaliação heurística de usabilidade em museus virtuais de moda baseados na web

Autores

  • Aline Padaratz

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312909122014147

Palavras-chave:

Moda, Usabilidade, Acervos digitais, Museu,

Resumo

Este artigo teve como objeto de pesquisa a avaliação de acervos digitais de museus de Moda baseados na web. Foi apresentada primeiramente uma contextualização dos museus no mundo virtual, identificando os tipos de sites museológicos existentes e os conceitos gerais de usabilidade. Em seguida, através de um estudo comparativo das heurísticas e recomendações de usabilidade de Nielsen, Bastien & Scapin, e Jordan, foram identificadas as mais adequadas para aplicação neste tipo de acervo, principalmente no que se refere à interação do usuário e ao estímulo de processos cognitivos para estabelecer estes espaços virtuais como locais de aprendizado, sem depender do espaço físico. Optou-se pelas heurísticas de Nielsen, que foram então aplicadas em uma avaliação da interface do site do Australian Dress Register, vinculado ao Powerhouse Museum Science + Design. Os resultados preliminares permitiram identificar as recomendações de usabilidade mais propícias para avaliar a estrutura e organização de sites de acervos digitais de museus de Moda.

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

PADARATZ, A. Avaliação heurística de usabilidade em museus virtuais de moda baseados na web. DAPesquisa, Florianópolis, v. 9, n. 12, p. 147 -162, 2014. DOI: 10.5965/1808312909122014147. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/5019. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos