Matriz de aderência conceitual como instrumento de apoio à autonomia criativa em projetos de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172025e0002Palavras-chave:
moda autoral, metodologia projetual, criatividade, design de modaResumo
O artigo apresenta a Matriz de Aderência Conceitual (MAC) como ferramenta para subsidiar o processo de criação autoral em moda, compreendido como uma prática criativa de caráter expressivo, próxima ao campo das artes visuais. A metodologia adotada combina revisão teórica com relato de experiência, exemplificado por meio da a aplicação prática da matriz em ambiente educacional. A fundamentação baseia-se em estudos sobre expressividade visual (Perassi, Dondis e Gomes) e atributos específicos do vestuário (Jones, Campos, Sanches), articulando referências das artes visuais e do design de moda. A MAC demonstrou-se útil na estruturação conceitual de coleções e no fortalecimento da autonomia crítica dos estudantes, ao oferecer parâmetros de avaliação alinhadas ao conceito da coleção. Sua estrutura flexível permite aplicação em diferentes contextos e pode ser combinada com outras ferramentas projetuais, como o Mapa de Categorias Expressivas (Sanches, 2017).
Downloads
Referências
ADORNO, L. O design gráfico da infografia noticiosa na comunicação da marca editorial-jornalística. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: Acesso em 4 set. 2024.
AGUIAR, T. Personal stylist: guia para consultores de imagem. 7ª ed. São Paulo: SENAC, 2004.
ARDILA, D. E. Teselados aplicados en la fachada del pabellón de España en Aichi, Japón: condiciones de permeabilidad y dinamismo visual con material cerámico. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universitat Ramon Llull, La Salle, 2016. Disponível em: <https://dau.url.edu/bitstream/handle/20.500.14342/2703/MPIA-58.pdf?sequence=5&isAllowed=y>. Acesso em 04 set. 2024.
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 13ª ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CAMPOS, A. Q. Estilista ou autor: o percurso das figuras criadoras no sistema da moda. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, s.n., p. 01–20, 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/18083129152021e0017
CAMPOS, A. Q. Encantamento e realidade: percepções das expressões gráficas da marca Lança Perfume. Monografia (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
CAMPOS, A. Q.; DIAS, A. R. Sintaxe visual, design e comunicação publicitária das marcas comerciais: a construção de significados. Actas de Diseño, Buenos Aires, v. 28, s.n. p. 41-253. 2019. DOI: https://doi.org/10.18682/add.vi28.2172
CAMPOS, Amanda Queiroz; PERASSI, Richard. A representação visual da moda nos suportes gráficos. Cultura Visual, Salvador, v. 8, s.n., p.41-59. 2012. DOI: https://doi.org/10.9771/2175-084Xrcv.v1i18.6249
CAMPOS, D. Q. A condição da imagem. Da imagem e de suas questões. Revista DA Pesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 22, p. 49-66, 2019. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914222019049/9885>. Acesso em: 30 abr. 2020.
CRANE, D. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Editora SENAC, 2014.
DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DONDIS, D. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FONSECA, A. N. Interteias: processo criador e leituras culturais no ensino da moda. Dissertação (Mestrado em Design) –Universidade de Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1589>. Acesso em: 10 jan. 2024.
FONSECA, A. N. Processo Criador no Ensino da Moda. Tese (Doutorado em Artes Visuais) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-20072016-115216/publico/PROCESSOCRIADOR.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2019.
GOMES, L. V. N. Desenhando: um panorama dos sistemas gráficos. Santa Maria: UFSM, 2004.
JONES, S. J. Fashion Design. 3rd edition. Laurence King Publishing: London, 2011.
JUNIOR, G. S.; SCHEMES, C.; SANT’ANNA, D. B. Ensino e linguagem de moda: leitura e interpretação de códigos simbólicos no processo de criação de peças de vestuário. Palíndromo, Florianópolis, v.16, n.38, p.01-26, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2175234616382024e0009
LUPTON, E.; PHILIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
MENDES, L. B.; SANTOS, M. O. O corpo construído: análise dos elementos do design trabalhados em produtos de moda. In: Colóquio de Moda, 13., 2020, Bauru. Anais [...]. Bauru: Abepem/UNESP. p. 1-15. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/coloquio2017/anais/anais/13-Coloquio-de-Moda_2017/CO/co_1/co_1_CORPO_CONSTRUIDO_ANALISE_DOS.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2020.
MONTEMEZZO, M. C. S. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2003. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/12bccc0e-d448-4421-889e-97c51a0f077e/content>. Acesso em 05 set. 2024.
OLIVEIRA, J. C. O ritmo musical da cena teatral: a dinâmica do espetáculo de teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9610/1/JacyanPt1.pdf>. Acesso em 23 abr. 2024.
PERASSI, R. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital. 1ª ed. Florianópolis: CCE/UFSC, 2015. E-book. Disponível em: <https://sigmo.paginas.ufsc.br/files/2015/08/Livro_-_Do_Ponto_ao_Pixel_-_Richard_Perassi.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2024.
SANCHES, M. C. F. O projeto do intangível na formação de designers de moda: repensando as estratégias metodológicas para a sintaxe da forma na prática projetual. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) –Universidade de São Paulo/Universitat Politècnica de València, São Paulo/Valência (Espanha), 2016. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16022017-094603/publico/mariaceleste.pdf>. Acesso em: 03 set. 2023.
SCOTT, R. G. Fundamentos del diseño. Buenos Aires: Editorial Victor Leru, 1970.
SILVA, D. N.; MENEZES, M. S. A percepção da silhueta: diálogo entre o design de superfícies e o design de moda. Educação Gráfica, Bauru, v.22, n.3, p. 204-220, 2018. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2019/02/16_A-PERCEPÇÃO-DA-SILHUETA.docx.pdf>. Acesso em 31 ago. 2024.
TREPTOW, D. E. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5ª ed. São Paulo: Editoria C, 2013.
WONG, W. Princípios da forma e do desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Queiroz Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.