Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte

Autores

  • Mateus Silva dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Caroline Caregnato Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914222019078

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Correntes pedagógicas, História do ensino de Arte, Polivalência

Resumo

O ensino de Arte por muito tempo teve sua presença questionada na educação básica, e as conquistas em favor de sua permanência na escola, construídas ao longo das últimas décadas, vivem a iminência de serem perdidas diante do cenário das recentes reformas educacionais brasileiras. Este trabalho tem como objetivo analisar possíveis causas que levaram à desvalorização do ensino de Arte, alimentada por práticas e concepções pedagógicas difundidas na escola, buscando compreender o quadro que nos levou ao momento atual. São abordados temas como a influência das pedagogias tecnicista e nova no ensino de Arte, bem como o impacto de práticas polivalentes, entre outras, na desvalorização do componente curricular em questão. Espera-se que essa análise contribua para uma luta mais consciente e incisiva pelas conquistas já adquiridas para o ensino de Arte, mas que se veem ainda ameaçadas no cenário educativo e pelas reformas impostas à escola brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Silva dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Letras e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Serra e Licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas.

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas

É Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Graduada em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Graduada em Educação Artística – Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná. É professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da mesma instituição, onde atua como pesquisadora do ensino de Arte, com ênfase em Música, ministrando também disciplinas nessa mesma área.

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

SANTOS, Mateus Silva dos; CAREGNATO, Caroline. Uma permanência na escola sob ameaça: reflexões a respeito da desvalorização do ensino de Arte. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 22, p. 078–099, 2019. DOI: 10.5965/1808312914222019078. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914222019078. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos