Avaliação da dinâmica vocal de um grupo de alunos-atores

Autores

  • Dalva Godoy UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129030520081295

Palavras-chave:

Dinâmica vocal, Alunos-atores, Técnicas vocais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o progresso da dinâmica vocal de um grupo de alunos do curso de artes cênicas durante o desenvolvimento da disciplina de expressão vocal. Para tal foi proposto o acompanhamento dos alunos durante três semes- tres consecutivos através de um protocolo de avaliação que pudesse fornecer subsídios, tanto para o aluno, como para o professor, para o delineamento do trabalho com técnicas vocais que desenvolvessem a expressão adaptada às exigências da voz profissional. Esse protocolo consistiu na avaliação dos tempos de fonação para os fonemas /s/, /z/, /a/,
/i/ e /u/ e consequente análise das medidas de tempo máximo de fonação e relação entre os fonemas /s/-/z/. Os resultados mostraram que os alunos se beneficiaram do uso des- sas medidas para guiar seu aperfeiçoamento técnico e o professor pôde orientar melhor a proposta pedagógica e até mesmo rastrear encaminhamentos específicos para preservar a saúde vocal dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

GODOY, D. Avaliação da dinâmica vocal de um grupo de alunos-atores. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1295-1301, 2019. DOI: 10.5965/18083129030520081295. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15879. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Artes Cênicas