Iniciativas impressas

Autores

  • Maíra Fantin Dietrich Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Regina Melim Cunha Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010159

Palavras-chave:

publicação de artista, circuitos paralelos, estratégias expositivas

Resumo

Esse artigo constrói um breve mapeamento de iniciativas quanto à produção em publicação de artista no campo das artes visuais desde os anos 1960/70 até a atualidade. Os exemplos escolhidos trazem uma multiplicidade de usos da publicação em diferentes situações levantadas por coletivos de artistas. Incluem propostas expositivas, estratégias de circulação, coletivos editoriais, periódicos, etc. A partir da falta de interesse e reconhecimento institucional para com a publicação de certos materiais, podemos perceber a mobilização dos artistas e coletivos no sentido de criar estratégias para apresentação e circulação dos seus trabalhos, criando circuitos paralelos, organizações sem fins lucrativos para circular, produzir e vender, além da articulação através de redes alternativas de
produção e intercâmbio de publicações. Através do estudo das iniciativas que permeiam a publicação de artista, buscamos discutir como os conceitos intrínsecos ao trabalho de publicação reverberam nas estratégias e práticas criadas para apresentação e circulação dessa produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

FANTIN DIETRICH, M.; MELIM CUNHA VIEIRA, R. Iniciativas impressas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 159-173, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010159. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14083. Acesso em: 1 dez. 2021.

Edição

Seção

Artes Visuais