Design universal sob a ótica dos estudantes e profissionais brasileiros

Autores

  • Thais de Carvalho Larcher Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jorge Elias Dolzan FESSC
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011608

Palavras-chave:

acessibilidade, design universal, inclusão social, desenvolvimento de produto

Resumo

O presente artigo comunica os resultados de um trabalho de conclusão de curso, que abordou a temática do Design Universal (DU). O DU tem como ideia atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais das pessoas, encarando a diferença como normalidade a ser respeitada e considerada no desenvolvimento de produtos. Através da revisão bibliográfica foi possível conhecer a origem e o histórico do DU e a aplicação dos seus sete princípios no projeto de produtos. E, a partir da aplicação de um questionário, buscou-se uma noção do nível de conhecimento na área do design sobre essa temática. Os resultados obtidos indicaram um baixo nível de conhecimento desse tema pelos estudantes e profissionais brasileiros, porém, acredita-se que as mudanças decorrentes do aumento da faixa etária da população, e uma maior sensibilização às causas sociais nas últimas décadas poderá, portanto, alterar esse quadro.

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Publicado

2018-10-25

Como Citar

PINTO, T. de C. L.; DOLZAN, J. E.; GOMEZ, L. S. R. Design universal sob a ótica dos estudantes e profissionais brasileiros. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 608-625, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011608. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14038. Acesso em: 31 jul. 2021.

Edição

Seção

Design