Os jogos tradicionais e algumas possibilidades na aprendizagem da Matemática
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tem como intuito além do resgate a alguns dos jogos considerados tradicionais, também a inserção destes, ao contexto escolar, especificamente na disciplina de matemática, aproximando-os ao processo de aprendizagem dos alunos.Neste trabalho, apresenta-se o jogo do Bozo,conhecido em outras regiões também como caneco ou general, como forma de demonstrar as possíveis relações com a aprendizagem da matemática,levantando conceitos possíveis de serem trabalhados a partir do jogo. O jogo foi apresentado a um grupo de alunos do ensino fundamental II,para que vivenciassem esses jogos e levantassem hipóteses referentes a conteúdos matemáticos possíveis de serem explorados.A prática dos jogos, possibilitou também a elaboração de outras maneiras de jogar contribuindo dessa forma com o ensino da matemática.Referências
KISHIMOTO, T.M. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2º. ed. 1993.
PAULA & LOPES, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1124.2009. Acesso em 1/08/2016.
Downloads
Publicado
2016-11-09
Edição
Seção
Pôster Digital