UMA CONEXÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PRÁTICA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ivanete Zuchi Siple UDESC
  • Marnei Luis Mandler UDESC
  • Tatiana Comiotto UDESC
  • Silvia Teresinha Frizzarini UDESC
  • Joyce Finamor UDESC

Resumo

Este artigo discorre sobre as ações realizadas no programa de extensão intitulado “Playground da Matemática”, por meio de um trabalho colaborativo entre comunidade, professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Trata-se da descrição das ações contempladas nesse programa, seus objetivos, público contemplado, bem como alguns dos resultados obtidos nessas ações. Também destaca as atividades realizadas nessas ações e que servem como elementos importantes para a conexão entre a extensão universitária brasileira e a prática do futuro professor que ensina matemática.  Compreender a Extensão como uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade a oportunidade de elaborar a práxis de um conhecimento acadêmico, é essencial à sua reflexão teórica que será acrescida àquele conhecimento do aprendizado adquirido (BRASIL, 2000/01). O programa Playground da Matemática propicia a comunidade acadêmica essa reflexão, abordando a temática da matemática na Educação Infantil desde o ano de 2010. Nos últimos anos esse programa, trabalhou com três ações integradas que contemplaram: a Matemática na Educação Infantil; a Tecnologia e Alfabetização Matemática; e os materiais didático-pedagógicos para o ensino de matemática. No percurso dos anos, o programa teve mudanças em algumas de suas ações na busca de sempre articular o desenvolvimento acadêmico com as necessidades da comunidade. Na extensão, o público é também sujeito do processo, portanto, seus interesses, participação e construção do conhecimento, em comunhão com a equipe do projeto, visam ao desenvolvimento de todos como pessoas. Atualmente as ações integradas são: 1) A matemática na educação infantil - ação desenvolvida nos Centros de Educação Infantil - CEIs visando propiciar atividades que possibilitem à criança a pensar e a resolver problemas, valorizando a comunicação, a exploração de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções intuitivas de estatística, de forma a despertar nas crianças o interesse e a curiosidade acerca da matemática. 2) Profissão Professor: Essa ação visa divulgar a Licenciatura em Matemática nas escolas, atraindo o estudante do Ensino médio para a profissão Professor, bem como divulgar aos professores o mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. 3) Materiais didáticos-pedagógicos para o ensino de matemática - desenvolvimento de materiais que possibilitem auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e Básica.  Essas três ações de extensão tem por objetivo principal desenvolver e aplicar atividades de matemática que possibilitem aos alunos da educação infantil ampliar o interesse e a curiosidade acerca da matemática e atrair o jovem para a docência, como profissão. As atividades das ações 1 e 3 são realizadas com as crianças, de 5 a 6 anos,  nos CEIs e encontra-se já em sua sétima edição, contemplando 14 turmas alocadas em distintos CEIs.  A ação 2 Profissão Professor encontra-se em sua primeira edição. Essas ações propiciam aos professores, futuros professores e comunidade períodos de práticas que podem ser realizadas em sala de aula de maneira significativa e articuladas com as propostas de alfabetização, evidenciando a importância do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem de crianças desta faixa etária. 

Biografia do Autor

Ivanete Zuchi Siple, UDESC

Professora Doutora do departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Marnei Luis Mandler, UDESC

Professor Mestre do departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Tatiana Comiotto, UDESC

Professora Doutora do departamento de Quimica da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Silvia Teresinha Frizzarini, UDESC

Professora Doutora do departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Joyce Finamor, UDESC

Acadêmica do curso de Licenciatura Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Referências

BRASIL. 2000/2001. Plano Nacional de Extensão Universitária Edição Atualizada. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC. Brasil.

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

CO - Eixo 5 - Educação Matemática, currículo e inclusão