PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EXPANDINDO SORRISOS

Autores

  • Wagner Costa Rossi Junior Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v9i1.6685

Resumo

O Brasil vive em constante conflito com as políticas de saúde pública as quais possuem embasamento teórico fabuloso e aplicação prática nem sempre satisfatória. O Programa de Educação Tutorial é uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Dessa forma, unindo o princípio inicial do voluntarismo, às bases filantrópicas e filosóficas dos programas governamentais de saúde coletiva, o objetivo deste trabalho foi levar conhecimento, instruções e atenção às populações residentes na cidade de Alfenas - MG e em municípios vizinhos. Foram realizadas duas visitas em cada localidade abrangendo aproximadamente 6000 pessoas, sendo a primeira com ações educativas para informação em saúde e divulgação dos principais meios de prevenção para os problemas de saúde mais frequentes na região. Na segunda visita se avaliava o aprendizado e se coletavam novos dados para análise. Foi possível observar que os princípios da universalidade e igualdade da saúde não são verdadeiros para a população atendida neste projeto e pode ser concluído que ações como as realizadas são fundamentais, porém não podem e nem devem ser esporádicas. Sempre deveria haver participação mais efetiva das Universidades, dos Governos e do pessoal responsável pela promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Costa Rossi Junior, Universidade Federal de Alfenas

Professor de Anatomia Humana lotado no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

ROSSI JUNIOR, Wagner Costa. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EXPANDINDO SORRISOS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 76–92, 2015. DOI: 10.5965/cidea.v9i1.6685. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/6685. Acesso em: 18 abr. 2024.