A história da liga de sexualidade (LIS/UFTM-2010-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120701202337

Palavras-chave:

história da psicologia, micro-história, liga acadêmica

Resumo

Liga Acadêmica se refere a um grupo de discentes e docentes que, em conjunto, desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão de acordo com determinada temática. Sendo assim, objetivo deste estudo é relatar as ações desenvolvidas pela Liga de Sexualidade entre os anos de 2010 e 2020. Para isso, foi realizada uma pesquisa, em que seu objetivo geral foi criar um acervo documental da Liga de Sexualidade da UFTM (LiS/UFTM), desde o seu surgimento no ano de 2010 até o ano de 2020. Seus objetivos específicos consistiram em organizar os documentos da liga; identificar elementos históricos presentes em sua constituição; descrever os projetos realizados em cada gestão e possíveis impactos nas populações beneficiadas; investigar a relação entre coordenadores discentes e docentes quanto ao planejamento e execução das atividades; e contribuir para planejamento de atividades atuais e futuras. Para tanto, foi realizada articulação de fontes documentais e de fontes orais através de entrevistas realizadas com ex-coordenadoras/coordenadores docentes e discentes. Enquanto resultados, foi possível coletar uma grande quantia de dados e constatar a importância de uma pesquisa historiográfica voltada para programas extensionista – que podem considerar essa pesquisa como modelo. Constatou-se a importância da articulação entre fontes documentais e orais, da documentação das ações por conta da sua relação com a memória das fontes orais e do surgimento do modelo híbrido como uma possibilidade para o futuro.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

RIOS, Monize Villega; SILVA NETO, Walter Mariano de Faria. A história da liga de sexualidade (LIS/UFTM-2010-2020). Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.5965/259464120701202337. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23597. Acesso em: 27 abr. 2024.