A ARTE POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS

Autores

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande
  • José Alexandre Ferreira da Costa Universidade Federal do Rio Grande
  • Vanessa Silva da Luz Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Rossana Daniela Cordeiro Leiria Universidade Federal do Rio Grande
  • Marília Nunes Dall'Asta Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2251

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a ação desenvolvida com 37 alunos e 3 professores da educação básica do município do Rio Grande que participaram da oficina de extensão intitulada “Arte e Matemática nas sete peças do Tangram”, que visava à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando assim, a leitura de imagem, a análise visual e sensorial através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de conceitos matemáticos, promovendo assim um espaço de reflexão, no qual o compartilhamento de ideias poderá configurar um novo pensar metodológico, além de favorecer as trocas recíprocas de conhecimentos entre a formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande

Tiago Dziekaniak Figueiredo, graduando do curso de Licenciatura em Matamáticada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas; Bolsista de Iniciação Científica do ProgramaObservatório da Educação no projeto intitulado "Saberes docentes em diálogo: contribuições para o processo de formação em rede", realiza pesquisas sobre: formação de professores, metodologias educativas e uso pedagógico das tecnologias digitais na educação. Participa de diversos projetos de pesquisa e de extensão, eventos de iniciação científica, ministra e participa de cursos de formação continuada para professores e das reuniões do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC e do Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC

José Alexandre Ferreira da Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmico do curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista de Iniciação Científica PDE – BIC – FURG

Vanessa Silva da Luz, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Rossana Daniela Cordeiro Leiria, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Matemática - Licenciatura e graduanda do curso de Economia Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Marília Nunes Dall'Asta, Universidade Federal do Rio Grande

Marília Nunes Dall’Asta; Graduada em Matemática - Licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; FERREIRA DA COSTA, José Alexandre; DA LUZ, Vanessa Silva; CORDEIRO LEIRIA, Rossana Daniela; DALL’ASTA, Marília Nunes. A ARTE POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2251. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2251. Acesso em: 19 abr. 2024.