Diagonal Cero e Hexágono 71, Ativismo e Experimentalismo Impressos

Autores

  • Paola Mayer Fabres Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo tem como intuito observar o contexto de proliferação de publicações de artistas entre os anos 1960-70, de cunho político, independente e experimental, contrárias ao sistema repressor dos países latino e sul americanos. Dessa maneira, tomando como objeto de análise o caso das revistas argentinas Diagonal Cero e Hexágono 71, de Edgardo Antonio Vigo, busca-se refletir sobre a potência desses materiais como meios de comunicação e disseminação do discurso poético conceitual, além de veículos de reivindicação pela liberdade sócio-cultural. Objetiva-se analisar a concepção criativa dessas manifestações gráficas, de forma a perceber a dimensão ativista imbricada na experiência estética.

Biografia do Autor

Paola Mayer Fabres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, ênfase em História Teoria e Crítica de Arte (UFRGS)

Downloads

Publicado

2014-12-20