Propositores de espaço – Franz Weissmann, Jorge Oteiza e a Bienal de 57

Autores

  • Bernadette Panek

Resumo

Resumo: Esta pesquisa pretende como objetivo inicial traçar e indagar a presença da obra de Jorge Oteiza e de Franz Weissmann na IV Bienal de São Paulo, 1957. A ideia é verificar quais as possibilidades de conexão entre algumas obras de Oteiza, quem recebe o Prêmio de melhor escultor estrangeiro na IV Bienal, e as obras de Franz Weissmann, quem recebe o Prêmio de melhor escultor nacional na citada Bienal. O estudo se propõe a explorar as trocas surgidas no meio artístico brasileiro e de que forma elas aconteceram. E finalmente, expor estas trocas desde o fenômeno escultórico, para uma consideração do fazer da arte, e a partir da arte.  

Palavras-chave: Jorge Oteiza, Franz Weissmann, IV Bienal de São Paulo, escultura, espaço receptivo.

Biografia do Autor

Bernadette Panek

Artista plástica, professora e pesquisadora. Especialista em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP (1997). Mestre em Poéticas Visuais (2003) e Doutora em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado com bolsa da Capes, no Departamento de Escultura da Universidade do País Vasco/EHU, onde é colaboradora internacional no Grupo de investigação consolidado IT655-13. Atualmente é professora na Graduação-EMBAP.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Edição

Seção

Artigos