Computational Technique for Teaching Mathematics - : sobre a construção de curvas parametrizadas

Autores

  • francisco alves vieira ifce

Resumo

Nesse trabalho trazemos para o leitor certos exemplos extraídos de um ramo em Matemática conhecido como Geometria Algébrica – GA. Contrapomos seu caráter formalizante e estruturante com situações que conduzem o aluno à intuição e a percepção visual de propriedades gráfico-geométricas. Nosso objeto matemático de interesse será o objeto curva algébrica plana. Mostraremos algumas possibilidades de se obter a descrição de seu traço no plano. Em todas as possibilidades de exploração desse problema, a visualização deve funcionar como elemento invariante à cada situação. Por fim, os dados e argumentos evidenciados serão sistematizados e constituirão uma técnica computacional para o ensino de Matemática (Computational Technique for Teaching Mathematics - ) que se apoia no uso dos softwares Geogebra e no Software de Computação Algébrica Maple. Não obstante, indicaremos também certas limitações de cada uma desses softwares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

VIEIRA, francisco alves. Computational Technique for Teaching Mathematics - : sobre a construção de curvas parametrizadas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 56-71, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/4396. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos