Clube de Matemática: ações e reflexões coletivas no espaço de aprendizagem

Autores

  • Daniela Cristina Oliveira

Resumo

Este é um relato de experiência de ensino, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Goiânia, associado ao projeto Observatório da Educação (OBEDUC). Neste trabalho, apresentamos o projeto “Clube de Matemática” e o relato do desenvolvimento de algumas atividades. A nossa proposta pedagógica para o ensino é baseada em atividades coletivas, que objetivam o compartilhamento de ações e reflexões em grupo, tomando por base o conhecimento algébrico. O homem é um ser social, necessitando, com isso, de situações de aprendizagem que possibilitem trabalhos colaborativos. Nesta perspectiva, torna-se essencial o planejamento de atividades coletivas que possibilitem aos sujeitos estar em atividade (ensinar, para o professor e aprender, para o aluno) por meio de relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Oliveira

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de matemática da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

Downloads

Publicado

2013-11-19

Como Citar

OLIVEIRA, Daniela Cristina. Clube de Matemática: ações e reflexões coletivas no espaço de aprendizagem. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 99–110, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3971. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência