Oficina usos possíveis do soroban em uma proposta de educação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0103

Palavras-chave:

educação matemática, inclusão, soroban

Resumo

O presente texto é resultado do produto educacional: Oficina usos possíveis do soroban em uma proposta de educação libertadora, desenvolvido em uma escola municipal de Florianópolis, com o objetivo de promover a consolidação dos saberes matemáticos adição, subtração e valor posicional junto aos estudantes do 3º ano do ensino fundamental, alinhado a uma proposta de educação libertadora. Foram realizados ciclos de oficinas matemáticas utilizando o instrumento de cálculo milenar, tradicionalmente oriental, ajustado para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Durante o período de um semestre, foram realizadas oficinas semanais, nas quais os estudantes tiveram a oportunidade e o desafio de construir novas possibilidades de compreender os conceitos matemáticos citados de maneira colaborativa, considerando o aporte teórico freiriano que consiste em rigor metodológico, produção de conhecimento novo e reconhecimento dos saberes existentes, como fundamentos da prática para a liberdade. Na fase metodológica, adotou-se uma abordagem qualitativa, explorando as interações durante as oficinas por meio de observações sistematizadas e registros em diário de campo. Os resultados indicam um aumento significativo na compreensão dos conceitos matemáticos e maior engajamento de todos. Estes achados sugerem que o Soroban, além de ser um instrumento inclusivo, promove equidade no processo de aprendizagem matemática, corroborando com a premissa freiriana de que a educação deve ser conduzida como prática da liberdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Aparecida Mendes Makowiecki, Rede municipal de Educação de Florian´opolis

Mestre em educação, professora, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.

Juliana Melim, Rede municipal de Educação de Florian´opolis

Especialista em educação, professora auxiliar de educação especial, Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.

Referências

AGUIAR, Marcia de Medeiros; SILVA, Arthur Pedro de Moraes da. Oficinas educativas como metodologia no processo ensino-aprendizagem: construção e práticas. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 11, n. 2, p. 01-13, e 31842, jul./dez. ISSN 2237-9444.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues . O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. A construção do conceito de número e o pré-soroban / elaboração: Fernandes, Cleonice Terezinha... [et al.]. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Soroban: manual de técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual /elaboração: Mota, Maria Glória Batista da. [et al.]. Secretaria de Educação Especial – Brasília: SEESP, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDAU, Vera Maria. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. Rio de Janeiro: Novameria/PUC-Rio,1999.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

FIGUERÊDO, Maria do Amparo Caetano de; NASCIMENTO, Elisângela de Souza; SILVA, José Roberto;

SOUZA, Viviane de. Metodologia de oficina pedagógica: uma experiência de extensão com crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Extensão Cidadã, João Pessoa, v. 2, p.1-12,2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

RENZULLI, Joseph; REIS, Sally M. The Schoolwide Enrichment Model: A How-to Guide for Talent Development. [S.l.]: Routledge, 2021.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores em sala de aula. Tradução Paulo Henrique Colonese. – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009.

VIRGOLIM, Angela. M. R. Altas habilidades - Superdotação - Encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

MAKOWIECKI, Cristina Aparecida Mendes; MELIM, Juliana. Oficina usos possíveis do soroban em uma proposta de educação libertadora. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0103, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24879. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias