A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltipla: uma proposta de material curricular para professores que ensinam matemática na EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0121

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, material curricular, teoria dos campos conceituais, professores que ensinam matemática

Resumo

A fim de contribuir com a qualidade de ensino na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvemos como produto educacional, um material curricular, que contempla a temática proporcionalidade. Nosso objetivo é propiciar, por meio desse material formativo, um diálogo com o professor que ensina Matemática na EJA acerca dos eixos de proporção simples e proporção múltipla, no qual esse material comunique orientações sobre a abordagem da proporcionalidade na EJA, mas que o professor também tenha possibilidade de modificar esse recurso, a fim de atender às necessidades do contexto. Neste material, o professor terá acesso a explicações sobre os tipos de problemas matemáticos envolvendo proporção simples e múltipla, às estratégias de resolução de estudantes, tendo a oportunidade de identificá-las, analisá-las e também conhecer propostas de esquemas utilizados para resolver situações-problema relativas ao Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, à luz da Teoria dos Campos Conceituais. O material possibilita que o professor perceba que o enfoque no ensino de matemática, na ótica conceitual, não deve ser restrito apenas ao resultado de situações-problema proposta no ambiente escolar, e sim considerar todas as atitudes realizadas no momento que o estudante procede com a resolução da situação. O produto educacional aqui apresentado integra uma pesquisa maior, articulada ao trabalho de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Priscila do Nascimento Gomes, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Mestra em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE), Professora do Ensino Médio, Secretária de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, Petrolina/Pernambuco/Brasil.

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Psicologia Cognitiva (UFPE), Professor Associado, Universidade de Pernambuco-UPE, Recife/Pernambuco/Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19- 50.

BARRETO, Marcília Chagas; CASTRO, Juscileide Braga; FILHO, José Aires de Castro. Teoria dos Campos Conceituais. In: FILHO, José Aires de Castro; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAUTERT, Síntria Labres (Org). Ensinando multiplicação e divisão do 6º ao 9º ano. Itabuna: Via Litterarum, 2017. p. 120.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer técnico nº 11/2000 Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica- DF. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, aprovado em 10.05.2000.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

HADDAD, Sergio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de

Educação, PUC/SP; Ação Educativa, 2000.

FONSECA. Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições. Livro eletrônico. 3ed- Belo Horizonte Autêntica Editor, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, Flávia Priscila do Nascimento. A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltiplas por estudantes da educação de jovens e adultos: um olhar sob a perspectiva conceitual. Dissertação de Mestrado do Programa Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, 2023.

GOMES, Fábio Silva; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira. Mapeamento de Pesquisas Nacionais sobre Materiais Curriculares de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática. V.16, p.122–133, 2023.

LAUTERT, Síntria Labres. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. Tese (Doutorado em Psicologia cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco UPE/PE. Recife, p. 355. 2005.

MACEDO, Núbia Sueli Silva. A formação docente e o fenômeno da juvenilização da educação de jovens e adultos: desafios formativos. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação de Jovens e Adultos), da Universidade do estado da Bahia (UNEB) Salvador, 2017.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; LAUTERT, Síntria Labres; SANTOS, Ernani Martins. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educação e Realidade. Edição eletrônica, v. 45, p. 1-24, 2020.

MAGINA, Sandra; MERLINI, Vera Lúcia; SANTOS, Aparecido. A Estrutura Multiplicativa à luz da Teoria dos Campos Conceituais. In: José Aires de Castro Filho (Ed.). Matemática, cultura e tecnologia: perspectivas internacionais. Curitiba: CRV, 2016. p. 65-82.

MELLO, Paulo Eduardo Dias. Programas de materiais didáticos para a EJA no Brasil (1996-2014): trajetória e contradições. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 1, p. 80-99, 2015.

PORTO, Edna Rodrigues Silva. Raciocínio proporcional: a resolução de problemas por estudantes da EJA. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva. Recife, p. 129. 2015.

SANTOS, Ernani Martins. A Resolução de situações-problema de estrutura multiplicativa por estudantes do ensino fundamental. 2021. Tese (Livre Docência). Universidade de Pernambuco, Recife, 2021.

SANTOS, Ernani Martins et al. O campo conceitual das estruturas multiplicativas. In: GOMES, Claudia Roberta de Araújo; GOMES, Alex Sandro; SELVA, Ana Coelho Vieira (Org). Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: Tecnologias, teorias e práticas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. p. 151.

Silva, José Diego Martins; SANTOS, Ernani Martins. Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 226-241, 2021.

VERGNAUD, Gerard. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. (Ed.) Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. p. 1-26. 1993.

VERGNAUD, Gerard. Multiplicative structures. In: HIEBERT, H.; BEHR, M. (Eds.). Research Agenda in Mathematics Education. Number Concepts and Operations in the Middle Grades. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum. p. 141-161. 1988.

VERGNAUD, Gerard. Multiplicative structures. In LESH, R.; LANDAU, M. (Eds.) Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. New York: Academic Press Inc. pp. 127-174. 1983.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

GOMES, Flávia Priscila do Nascimento; SANTOS, Ernani Martins dos. A resolução de problemas de proporção simples e proporção múltipla: uma proposta de material curricular para professores que ensinam matemática na EJA. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0121, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0121. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24822. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias