Contribuições da Modelagem Matemática para o desenvolvimento de ações de motivação e engajamento no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020037

Resumo

Neste artigo apresentamos parte uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo desenvolver, aplicar e investigar uma proposta de ensino de Matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que utilizou Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Móveis como estratégia para o ensino de Matemática no Ensino Médio. Neste texto o foco foi analisar as contribuições do desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva as Educação Matemática para o desenvolvimento e promoção de ações de motivação e engajamentos dos alunos na disciplina. A estratégia pedagógica utilizada baseou-se na utilização de atividades de Modelagem Matemática e de dispositivos móveis. Trata-se de uma pesquisa com características qualitativas que utilizou a metodologia de pesquisa Design Based Research, e teve como público alvo os alunos de duas turmas do primeiro ano de um Instituto Federal em Minas Gerais. A análise dos dados e a discursão dos resultados aconteceram tendo como referência as contribuições da Modelagem Matemática para a promoção e desenvolvimento de ações de motivação e engajamento.  Os resultados mostraram que a utilização das atividades investigativas de Modelagem Matemática contribuiu para desenvolver e promover ações de motivação e engajamento o que possibilitou desenvolver nos alunos habilidades para lidar com as informações, detectar variações, realizar previsões, documentar, argumentar e perceber que os modelos são gerados à luz da incerteza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuber Silva Ferreira, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Professor com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, Professor colaborador do Curso de Licenciatura em Matemática do CEAD/UFOP e Doutorando no Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Carlos Fernando Araujo Junior, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul (desde 2004; Conceito CAPES:6). Atualmente é Pró-reitor de Educação a Distância do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional (Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo(Unicid), Universidade de Franca(Unifran), e Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)), possuindo cerca de 20 anos de experiência na gestão da Educação Superior. Formação acadêmica de Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro (1990), Mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica - IFT/UNESP(1993), Doutorado em Física Teórica pelo IFT/UNESP (1997) e especialização: MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral (FDC- Nova Lima/MG). Atuou em várias instâncias da gestão da educação superior: como Coordenador de Curso, Assessor de Reitoria, Diretor na área de Tecnologia e Computação e Pró-reitoria. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas a Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias aplicadas a educação, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, ensino de ciências e matemática e ensino de computação.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

FERREIRA, Neuber Silva; ARAUJO JUNIOR, Carlos Fernando. Contribuições da Modelagem Matemática para o desenvolvimento de ações de motivação e engajamento no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 37–56, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020037. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17767. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos