Função exponencial: uma estratégia didática aplicada no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020162

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de uma estratégia didática aplicada em uma turma de primeiro ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A estratégia didática foi planejada considerando os pressupostos teóricos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cujo objetivo é tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem de conceitos e propriedades das funções exponenciais. Em busca desse objetivo, a estratégia didática foi organizada em seis etapas: questionário prévio para verificar subsunçores; atividade de dobradura de papel para introduzir o conceito de função exponencial; jogo da memória das propriedades de potência para ativar subsunçores; oficina de jogos para abordar conceitos mais específicos; situações-problema sobre Matemática Financeira para contextualizar o ensino; e questionário avaliativo da estratégia didática. A partir do planejamento dessas etapas, se rompe com o ensino descontextualizado e meramente expositivo para promover a interação, a cooperação e compartilhamento de conhecimentos entre os alunos e/ou com o professor. Por fim, constatou-se que 80% dos alunos se envolveram ativamente nas atividades propostas, apresentando indícios de compreensão dos conceitos e propriedade da função exponencial, bem como a aplicabilidade no mundo real. 

Este artigo apresenta o relato de experiência de uma estratégia didática aplicada em uma turma de primeiro ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A estratégia didática foi planejada considerando os pressupostos teóricos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cujo objetivo é tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem de conceitos e propriedades das funções exponenciais. Em busca desse objetivo, a estratégia didática foi organizada em seis etapas: questionário prévio para verificar subsunçores; atividade de dobradura de papel para introduzir o conceito de função exponencial; jogo da memória das propriedades de potência para ativar subsunçores; oficina de jogos para abordar conceitos mais específicos; situações-problema sobre Matemática Financeira para contextualizar o ensino; e questionário avaliativo da estratégia didática. A partir do planejamento dessas etapas, se rompe com o ensino descontextualizado e meramente expositivo para promover a interação, a cooperação e compartilhamento de conhecimentos entre os alunos e/ou com o professor. Por fim, constatou-se que 80% dos alunos se envolveram ativamente nas atividades propostas, apresentando indícios de compreensão dos conceitos e propriedade da função exponencial, bem como a aplicabilidade no mundo real.

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Biografia do Autor

Cristiana Monique Feltes Sivert, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015/2) e Especialista para Professores de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2018/1). Tem experiência em sala de aula, atuando como professora de matemática na rede pública e privada desde 2013. 

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no periodo de 2017 a 2020. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012).

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

FELTES SIVERT, Cristiana Monique; CORRÊA PEREIRA, Elaine; SCOTT PUHL, Cassiano. Função exponencial: uma estratégia didática aplicada no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 162–177, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020162. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17377. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência